FAQ Sisu 2019/01

Tudo que você precisa saber para as matrículas na FURG do Sisu 2019/01

Foto: Arquivo/FURG
FAQ Sisu 2019/1

Confira tudo o que você precisa saber para as matrículas na FURG:

Notícias Relacionadas

Qual o local das matrículas?

As matrículas serão realizadas nos municípios de oferta dos cursos. Para saber qual a cidade que seu curso será ofertado, acesse: goo.gl/KA5R2z.

Cursos ofertados em Rio Grande - RS:
Local: Pavilhão 01.
Endereço: Campus Carreiros - Av. Itália Km 8 -Bairro Carreiros.

Cursos ofertados no Campus São Lourenço do Sul - RS:
Local: Secretaria do Campus.
Endereço: Rua Bento Gonçalves, nº 372 - Bairro Centro.

Cursos ofertados no Campus Santa Vitória do Palmar - RS:
Local: Secretaria do Campus.
Endereço: Rua Glicério P. de Carvalho, nº 81 - Bairro Coxilha.

Cursos ofertados no Campus Santo Antônio da Patrulha - RS:
Local: Secretaria do Campus.
Endereço: Rua Barão do Caí, nº 125 - Bairro Cidade Alta.

Dica: Ao abrir o mapa, clique no botão rotas e coloque sua localização.

Quais os documentos necessários?

- Fotocópia simples do certificado, ou do atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau), acompanhada do original;

- Fotocópia simples do Histórico Escolar do Ensino Médio (antigo 2º Grau), acompanhada do original;

- Fotocópia simples do certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar para candidatos do sexo masculino entre 18 e 46 anos;

- Comprovante de quitação eleitoral;

- Comprovante de inscrição do CPF;

- Fotocópia simples da cédula de identidade (no caso de candidato estrangeiro, cédula de identidade expedida pela Polícia Federal ou passaporte com Visto Temporário de estudante em validade);

- Declaração preenchida e assinada de que não ocupa vaga em curso de graduação em outra instituição pública de ensino superior brasileira. Lei nº 12.089/2009. Confira os modelos de declarações aqui: goo.gl/h9gyPn


Observações Importantes:
- Documentos diferentes serão cobrados de acordo com as Modalidades de Ingresso. Acesse goo.gl/ujBh1r e confira os documentos distintos referentes a cada modalidade.
Somente serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio os seguintes documentos, além dos já citados nos itens 1 e 2 deste Termo: Certificado obtido: a) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; b) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Médio - ENEM; c) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA; d) nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

- Os candidatos classificados que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao - - Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de estudos emitido por Secretaria de Estado da Educação.

- A cópia de Diploma de Curso Superior devidamente registrado, acompanhada do original, substitui o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar do Ensino Médio.

- Caso a matrícula seja feita por procurador, este deve estar munido de procuração específica para o ato da matrícula, com firma reconhecida em cartório e não será necessária a apresentação dos documentos originais, apenas cópias simples.

- Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos, sob pena de perder a vaga.

Vou de transporte público para o Carreiros, qual ônibus pegar?

 Duas linhas de ônibus entram no Campus Carreiros, são elas:
P14 - FURG - Confira os horários aqui: goo.gl/g7kMDd
Marluz - Confira os horários aqui: goo.gl/JLe1nQ


Tenho mais dúvidas, com quem eu falo?

 Dúvidas sobre atividades acadêmicas, registro de dados e documentos oficiais e disciplinas, você pode tirar com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Ela é a unidade responsável pelas políticas e processos do ensino de graduação. O contato pode ser realizado pelo e-mail prograd@furg.br ou pelos telefones (53) 3233.6772 ou (53) 3237.3016.

Se você quer saber sobre questões relacionadas a permanência na universidade, bolsas, auxílios, projetos sociais, acessibilidade, alimentação e transporte, contate a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Ela é responsável por desenvolver e gerenciar atividades institucionais que possibilitem o desenvolvimento dos estudantes. O e-mail de contato é prae@furg.br e telefones são (53) 3237.3023, (53) 3293.5085 e (53) 3293.5094.

Orientações específicas sobre o seu curso, podem ser obtidas diretamente com a coordenação de cada curso. No site da FURG é possível encontrar a Lista Telefônica com os contatos de todas as coordenações. Acesse: goo.gl/94YSsF