PRESENÇA NEGRA

Live "Potências Negras na FURG" celebra Consciência Negra com debates

Evento acontece na próxima segunda, 25, e tem como objetivo promover trocas de vivências e fortalecer a representatividade

No dia 25 de novembro, às 19h, o canal da FURG no YouTube transmitirá a live "Potências Negras na FURG: Estratégias e Vivências”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento reunirá personalidades negras da comunidade acadêmica e cultural para discutir estratégias, desafios e experiências, ampliando o espaço para grupos, coletivos e quilombos apresentarem suas pautas e atividades.

Notícias Relacionadas
Pela primeira vez, a data é comemorada como feriado nacional, após aprovação no Congresso em novembro passado. Antes, o Dia da Consciência Negra não integrava o calendário oficial nem era considerado ponto facultativo.

A live contará com a participação de representantes de diversas áreas de atuação e pesquisa, que compartilharão suas trajetórias e lutas dentro e fora da universidade. Dividida entre apresentações presenciais e virtuais, a programação busca fortalecer a presença e a voz negra na academia e na sociedade.

Participantes Confirmados

Professora Amanda Motta Castro (virtual): representante do Grupo Lélia Gonzalez, abordará o trabalho do coletivo e as pautas que discutem questões de raça e gênero na universidade.

Professora Cassiane Paixão (presencial): Integrante do ERER FURG, trará reflexões sobre a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais e seu impacto no ambiente universitário.

Professora Simone Alvarez (presencial): Representando o GEPEGeTS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Trabalho e Sociedade), falará sobre o papel dos estudos interseccionais no combate às desigualdades.

Professora Vânia Lima (presencial): Como integrante do projeto Gurias na Ciência, discutirá a participação feminina e negra nas ciências, promovendo visibilidade e equidade.

Murilo Silva (presencial): Mestrando em Direito e Justiça Social e membro do Grupo de Estudos em Direitos Humanos (GEDH), trará uma perspectiva jurídica para a luta por direitos humanos na academia.

José Artur Marcelino (virtual): Doutorando em Aquacultura e integrante do Coletivo de Estudantes Africanos na FURG, compartilhará a vivência de estudantes internacionais na universidade.

Priscila Ferreira (virtual): Graduada em Biblioteconomia e Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares, representará o Quilombo Maria Lina, abordando a importância do quilombo como espaço de preservação cultural.

Vera Macedo (virtual): Também integrante do Quilombo Maria Lina, irá expor as atividades e a resistência cultural do quilombo.

Ma. Elina Oliveira (presencial): Membro do EFRER FURG, trará reflexões sobre as relações étnico-raciais e a construção de um ambiente acadêmico inclusivo.

Ma. Niely Galeão da Rosa Moraes (presencial): Representante do DVER FURG, contribuirá com experiências e desafios enfrentados na luta por diversidade e inclusão racial na instituição.

*Estagiária sob supervisão do jornalista Fernando Halal.