OCEANTEC

Líderes gaúchos marcam presença no maior evento nacional sobre ecossistemas de inovação

Eli Summit reuniu especialistas, empreendedores e agentes de inovação em Petrolina/PE

Foto: Divulgação

Líderes dos ecossistemas de inovação de Rio Grande, Pelotas e Camaquã participaram do Eli Summit, evento de destaque no cenário internacional, promovido pela Sebrae, que ocorreu de 11 a 13 de setembro na cidade de Petrolina, Pernambuco. O encontro reuniu especialistas, empreendedores e agentes de inovação do Brasil e de diversos outros países, com o objetivo de promover conexões estratégicas e compartilhar boas práticas entre ecossistemas locais e internacionais.

Notícias Relacionadas

Representando Rio Grande, estiveram presentes o professor Samuel Bonato, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e orientador dos Agentes Locais de Inovação do RS, acompanhado de Artur Gibbon, diretor do Oceantec - Parque Tecnológico da FURG, e Claudia Maia, agente de Inovação, representando o Programa Grande Pacto da Inovação. Já por Pelotas, participaram Edgar Mattarredona, diretor técnico-científico do Pelotas Parque Tecnológico, Paola Porto, coordenadora de Educação da Axis Brasil, e Thamyres Passos, Agente Local de Inovação (ALI) Ecossistemas. Jefferson Poncio representou o ecossistema YNOV Camaquã.

"Agradeço muito o convite do Sebrae. Foi muito bom poder me reunir e conhecer novos ecossistemas e novos atores; isto nos ajuda a entender um pouco da grandiosidade do Brasil, do potencial que a gente tem em outras regiões, e de aprender com boas práticas e bons exemplos do que está funcionando em outros lugares", afirma Gibbon. "Isso traz também um impacto muito grande para o Rio Grande do Sul. Foi importante também, após essa grande crise climática de maio, estar lá com as pessoas, conversar, agradecer o apoio e dizer das dificuldades e desafios que temos ainda para viver nesse momento".

O diretor do Oceantec também ressalta a oportunidade de conferir vários ecossistemas sendo apresentados no palco, "e ver o quão o RS está se consolidando como um grande celeiro do movimento de inovação". Além de Rio Grande, Pelotas e Camaquã, outros ecossistemas do Rio Grande do Sul também marcaram presença no evento, incluindo Caxias do Sul, Santa Maria, Panambi, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Alegrete, Uruguaiana, Gravataí e Porto Alegre.

O Eli Summit é reconhecido como o maior evento nacional voltado ao fortalecimento de ecossistemas de inovação, proporcionando um ambiente de aprendizado e networking, onde líderes locais trocam experiências e conhecem ecossistemas internacionais inspiradores. A participação dos representantes gaúchos reforça o compromisso dessas cidades em impulsionar a inovação e contribuir para o desenvolvimento de seus respectivos territórios. Além disso, Petrolina, como cidade-sede do evento, evidencia o papel de Pernambuco como um importante centro de inovação no Brasil, destacando a capacidade do estado de reunir líderes globais e promover o avanço nos ecossistemas de inovação.