Letramento Estatístico

LeME realiza cerimônia de encerramento no CCMar

Jovens de cursos profissionalizantes receberam certificado de participação

Foto: Fernando Halal/Secom

A tarde desta segunda-feira, 9, encerrou diferente para cerca de 150 estudantes dos cursos profissionalizantes do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar). O projeto de Letramento Multimídia Estatístico (LeME) finalizou as atividades deste semestre, juntamente com o lançamento do projeto para a rede básica de ensino.

Notícias Relacionadas
A coordenadora e idealizadora do LeME, Mauren Porciúncula, falou sobre a importância da presença dos estudantes do CCMar para o projeto: “A nossa proposta é dar aulas para vocês, mas nós que aprendemos com vocês. Vocês estão com esses crachás de pesquisadores que mostram que vocês podem ser o que quiserem”. A docente comentou ainda sobre o prêmio recebido em agosto, e da aprovação no edital da Fundação Carlos Chagas. “Não teríamos conseguido esses prêmios se não estivéssemos nesse contexto tão fértil para que o LeME se desenvolvesse, como temos aqui”, disse.

Hayane Fernandes, estudante de Letras, e Leonardo Greque, estudante de Geografia, ambos comandantes do LeME, agradeceram aos estudantes pela participação e os motivaram para que continuem acreditando e pesquisando, a partir da oportunidade que tiveram dentro do LeME no CCMar.

A doutoranda em Educação em Ciências e assistente de extensão do LeME, Gabriela Braz, fez sua pesquisa de mestrado sobre o LeME e comentou a satisfação de ver a evolução do projeto e dos estudantes.

Sícero Miranda, gerente pedagógico da Secretaria de Educação do município de Rio Grande, disse que seu primeiro contato com a estatística foi na faculdade, por isso a importância do LeME para os jovens: “Ver o projeto sendo reconhecido pelo impacto social que ele desenvolve é gratificante por ser base de uma causa”.

Também estiveram presentes os comandantes integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Estatísticos e voluntários, e professores do CCMar.

Feira de Ciências

A principal atração do encerramento foi uma Feira de Ciências realizada nas dependências do CCMar. Os estudantes que participaram do LeME realizaram pesquisas sobre assuntos do cotidiano como música, filmes, séries, consumo de água, signos e assédio.

A partir dos ensinamentos passados pelos comandantes, os jovens utilizaram processos estatísticos para coletar e analisar os dados adquiridos em suas pesquisas. Assim, puderam pôr em prática o que aprenderam durante o semestre. Nos cartazes espalhados pelas salas de aula, gráficos em diversos formatos e as explicações dos estudantes para os outros colegas marcaram o momento. Para Thiarles Rodrigues, estudante do curso de Auxiliar Administrativo II, o aprendizado foi muito importante, já que “o LeME auxiliou até nos trabalhos para o colégio, porque podemos fazer esses gráficos todos e vamos entender e explicar para os colegas”.

LeME na Rede Básica de Ensino

Na ocasião, foi realizada também a abertura oficial do programa LeME nos anos finais do ensino fundamental das escolas municipais de Rio Grande. A partir do edital da Fundação Carlos Chagas, o projeto atuará em oito polos da rede básica de ensino.

No edital, foram selecionados 14 projetos entre os 492 inscritos em todo o país. O objetivo é fomentar, apoiar e disseminar projetos que ofereçam oportunidades para melhorar a aprendizagem de estudantes do 6º ao 9º anos e reduzir as desigualdades educacionais.

 

 

Galeria

A foto mostra um grupo de pessoas reunidas lado a lado, umas estão agachadas e outras em pé.

Cerimônia de encerramento do LeME

Foto: Fernando Halal/Secom