No início de dezembro de 2024, o professor e pesquisador César Augusto Costa, vinculado ao curso de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), lançou a obra coletiva Descolonialidade em Disputa: Abya Yala em Movimento. O livro, fruto do trabalho do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Latino-Americanos, conta com a colaboração das pesquisadoras Maria Victória Pasquoto de Freitas, Luciana Alves, Ludmila Christofaro e Carolina de Oliveira, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), além de convidados de diversas instituições acadêmicas nacionais.
Crônicas de viagem revelam perrengues e descobertas de pai e filha
MPU: Começa período de inscrições para voluntários e banca
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
Com três eixos temáticos distribuídos em 13 capítulos, o livro enfatiza a importância da luta social e da organização acadêmica pluriversal como elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma "consciência crítica" freireana. Segundo Costa, questionar os marcos históricos e socioculturais estabelecidos é essencial para a construção de um horizonte descolonial e anticapitalista.
O público-alvo do livro são estudantes de pós-graduação e demais interessados na temática latino-americana. A iniciativa conta com o apoio do curso de Ciências Sociais e do PPG em Direito e Justiça Social da FURG, que desempenham um papel essencial na promoção e divulgação da pesquisa sobre descolonialidade no Brasil.
A obra Descolonialidade em Disputa: Abya Yala em Movimento está disponível gratuitamente para download e pode ser acessada por meio deste link.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Hamilton Freitas