Projeto de Pesquisa

Laboratório móvel de Hidroquímica do IO é reformado

Modificação do espaço tem como proposta um laboratório limpo

O laboratório móvel do Laboratório de Hidroquímica do Instituto de Oceanografia (IO) foi recentemente reformado. Destinado para uso em embarques no navio oceanográfico Atlântico Sul e outros navios de pesquisa, agora conta com infraestrutura para o trabalho de pesquisa de metais-traços e outros elementos em água do mar.

Notícias Relacionadas
A proposta da reforma foi a construção de um laboratório limpo , com purificação do ar interno para impedir a contaminação das amostras de água oceânica coletadas em garrafas do tipo Go-Flo, próprias para esse tipo de atividade. Isto garantirá uma amostragem de qualidade dentro dos padrões internacionais recomendados pelo Programa Internacional Geotraces, essencial para análise de importantes elementos, mas com baixíssimas concentrações em águas oceânicas.

O laboratório conta com uma ante sala para troca de vestimentas, suporte para a coleta em 8 garrafas Go-Flo®, uma capela de exaustão, filtro de água ultrapura, sendo todo o ambiente revestido de materiais não metálicos. Os responsáveis pela idealização e acompanhamento da reforma foram a professora Mônica Wallner-Kersanach do IO da FURG e o professor Leonado Contreira (UFPEL), que contaram com recursos do Projeto INCT-Mar COI, com apoio do CNPq e FAPERGS.

*Estagiária de jornalismo, com supervisão de Fernando Halal.