FORMAÇÃO

iTec divulga oferta contínua para capacitação online em Softskills

Iniciativa faz parte do programa Capacitação 4.0 do Ministério da Educação

Na intenção de oferecer formação em soft skills (habilidades socioemocionais), o Centro de Robótica e Ciência de Dados da FURG (iTEC), oferecerá a partir de julho um programa de capacitação contínua na área. A ação visa liberar material à comunidade, não apenas acadêmica, em um formato similar aos Curso Online Aberto e Massivo (Moocs). A proposta está alinhada ao programa Capacitação 4.0, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Interessados poderão inscrever-se a partir do próximo mês, diretamente no site www.itecfurg.org.

Notícias Relacionadas
De acordo com um dos organizadores do projeto, o docente do Centro de Ciências Computacionais (C3), Alessandro de Lima Bicho, o programa oportunizado pelo iTec está organizado em duas fases. A primeira com caráter totalmente online e gratuito, oportunidade na qual se terá acesso ao material sobre uma determinada habilidade socioemocional (liderança, criatividade, empreendedorismo, inteligência emocional... e assim por diante).

“Essa primeira fase se caracteriza pelo seu fluxo contínuo, ou seja, uma vez iniciado o período de inscrições, a pessoa poderá efetivar sua inscrição a qualquer momento, assim como poderá realizar a formação conforme seu próprio ritmo de envolvimento”, explicou o professor. É importante destacar que nesta primeira etapa não haverá aulas, mas sim o acesso aos materiais para aprimoramento pessoal.

“Ao final da etapa a pessoa terá a oportunidade de responder questões que diagnosticarão seu nível sobre a skill cursada - não em um caráter de nota, mas de diagnóstico sobre a habilidade estudada”, comentou Bicho. Após cursado um determinado número de habilidades, em módulos, será entregue uma certificação da realização do curso com as habilidades selecionadas para aprimoramento.

A segunda fase, mais restrita, acontecerá por meio de editais com período pré-determinado para inscrições. Nesta etapa, apenas estudantes da FURG poderão participar, oportunidade na qual poderão aprimorar suas habilidades socioemocionais - diagnosticadas previamente na primeira fase -, por meio da metodologia Problem Based Learning (PBL), em atividades hands on junto à projetos de inovação realizados na Unidade iTec.

“Para esta segunda fase, os estudantes selecionados terão a oportunidade de bolsas de estudo, conforme o seu nível de formação em andamento”, adicionou o professor.

Sobre o programa

Este modelo de capacitação, iniciou nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), a partir de 2014. Com o aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC), o projeto passou por uma reformulação, culminando no modelo mais recente. Essa versão passou a ser implementada em 2022 em outras unidades Embrapii, sendo restrita aos IFs, às universidades federais e aos Institutos Senai de Inovação – desde que devidamente credenciados como Unidades Embrapii.

“A Furg, por meio deste programa de capacitação, destaca, em primeiro momento, seu papel formativo junto à comunidade, oportunizando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para a inclusão no mercado de trabalho; ao passo que permite aos estudantes da FURG bolsas de estudo para aprimorarem suas habilidades socioemocionais diagnosticadas previamente, por meio da proposição e execução de atividades hands on em projetos de inovação junto à empresas reais, com demandas reais. Essa oportunidade somente é possível devido à existência de uma Unidade Embrapii na Furg”, concluiu Bicho.