CURRICULARIZAÇÃO

Instituição avança na inserção curricular da extensão nos cursos de graduação

Unidades Acadêmicas têm até 22 de agosto para apresentar reformulação em seus projetos pedagógicos

Constituído de um processo para a inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação, a curricularização – como é chamada -, há quase duas décadas vem sendo debatida de forma intensa na FURG, tomando ainda mais corpo a partir de 2015, quando as comissões internas destinadas a pensar este processo passaram por reformulações, na finalidade de englobar ainda mais representações acadêmicas. Além disso, a partir de 2018, a curricularização da extensão passou a ser debatida em nível nacional, a partir de uma resolução do Conselho Nacional de Educação, que regulamentava o processo de inserção, estipulando, para tanto, um prazo de no máximo quatro anos - que se encerra ao final de 2022.

Notícias Relacionadas
Considerando justamente a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, respeitando também a importância do papel social da universidade, o tema integra o plano de gestão da atual administração da FURG como uma das prioridades administrativas. A proposta prevê, portanto, a reserva de 10% da carga horária total dos cursos de graduação para ações extensionistas.

Recapitulando

Com o período pandêmico, o debate sobre o tema foi temporariamente interrompido, apenas retomando em 2021, quando a mesma comissão técnica foi incrementada, contando agora com representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Extensão (Proexc), por meio do comitê de graduação e do comitê de extensão. Como primeira ação do novo grupo, foram elaborados os documentos normativos que regem o processo de inserção curricular da extensão, construído após um trabalho extenso de discussão com as 13 unidades acadêmicas e as entidades representativas dos estudantes: DCE e APG; dos técnicos: Aptafurg; e dos docentes: Aprofurg. “O último movimento desse processo foi em fevereiro de 2022, quando realizamos um seminário aberto, com transmissão ao vivo”, explicou o diretor de extensão, André Lemes.

Na oportunidade, comunidade acadêmica e externa puderam se inteirar a respeito do processo, dirimir dúvidas e reconhecer o papel da extensão na formação universitária. O evento foi constituído em um painel de partilha de perspectivas, momento no qual também foi debatida e socializada a política de extensão institucional.

O que está acontecendo neste momento?

Após o movimento de atualizar a comunidade e buscar ouvir os estudantes, professores, técnicos e representantes da sociedade, foi submetida a proposta de resolução ao Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da FURG (Coepea), para que o processo pudesse seguir adiante dentro do prazo estipulado. Aprovado em março e com vigência a partir de abril de 2022, o documento determina - em caráter político -, a viabilização das alterações necessárias em ordem de implementar a curricularização da extensão como componente obrigatório nos cursos de graduação.

Logo em seguida, Proexc e Prograd editam e publicam uma portaria conjunta com os regramentos para operacionalizar a resolução, documento este que vem orientando os 64 cursos de graduação da universidade na adaptação dos seus componentes curriculares. “De lá para cá estamos nessa etapa interna de adaptação e ajuste, junto a cada unidade acadêmica, discutindo e diagnosticando as estruturas de cada curso de graduação para construir as possibilidades de inserção da extensão como currículo obrigatório para os estudantes que vão ingressar na FURG a partir de 2023”, explicou André.

O prazo para que os cursos de graduação apresentassem seus novos projetos pedagógicos reformulados e protocolados junto à Prograd era, inicialmente, até 23 de julho - data que foi prorrogada até 22 de agosto.

Próximos passos

Ao fim desta nova etapa no processo, após protocolados os currículos, será feita uma análise e posterior validação pelo Coepea, com prazo de conclusão geral do processo em dezembro de 2022, garantindo tempo hábil para implementação das alterações ainda no 1º semestre letivo de 2023.

“Nós consideramos que o envolvimento obrigatório com atividades e projetos de extensão potencializa o processo de formação do estudante justamente pela possibilidade de imersão num contexto de prática – acadêmica e profissional -, para além daquele que o estudante está se preparando; envolvendo a comunidade externa e suas demandas reais”, apontou o coordenador.

Para mais informações sobre a extensão na FURG, atividades e projetos em andamento, bem como para saber mais detalhes sobre o próprio de curricularização da extensão, acesse o portal da Diretoria de Extensão (DIEX), clicando aqui.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.