O prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 está chegando ao fim: os candidatos têm até esta sexta-feira, 6 de junho, para se inscrever. A participação deve ser confirmada exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep, com login via Gov.br.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
A taxa de inscrição permanece em R$ 85, e poderá ser paga até 11 de junho. O pagamento pode ser feito via boleto (emitido na própria página), Pix, cartão de crédito ou débito, conforme o banco. Estão isentos da taxa os alunos da rede pública que estão concluindo o Ensino Médio em 2025 — mesmo que não tenham solicitado a isenção — e também os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que utilizam o Enem para certificação do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência.
Uma das novidades do Enem 2025 é a retomada da função de certificação do Ensino Médio para maiores de 18 anos, mediante solicitação no ato da inscrição. A relação de instituições responsáveis pela certificação será divulgada posteriormente por meio de portaria do Inep. Essa opção não substitui o Encceja, que continua sendo uma alternativa válida para a obtenção do diploma.
Segundo o MEC, para receber a certificação de conclusão do Ensino Médio os participantes devem atingir uma nota mínima de 450 pontos em cada área de conhecimento do exame e pelo menos 500 pontos na redação. Além disso, é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Enem.
A certificação é de responsabilidade das Instituições Certificadoras, que serão divulgadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Cartão de Confirmação do Enem 2025 constará que o participante tem a pretensão de utilizar o exame para fim de certificação de conclusão do ensino médio. As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Por causa da COP-30, no entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Nota mínima para certificação do Ensino Médio
Segundo o MEC, para receber a certificação de conclusão do Ensino Médio os participantes devem atingir uma nota mínima de 450 pontos em cada área de conhecimento do exame e pelo menos 500 pontos na redação. Além disso, é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Enem. A certificação é de responsabilidade das Instituições Certificadoras, que serão divulgadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No Cartão de Confirmação do Enem 2025 constará que o participante tem a pretensão de utilizar o exame para fim de certificação de conclusão do ensino médio. As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Por causa da COP-30, no entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
*Com informações do MEC e do Inep