A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol-FURG) marca presença na 38ª Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Artesanato (Fenacan), em Santo Antônio da Patrulha, com uma ação que une tradição, inovação e sustentabilidade. A entidade apoia o 1º Seminário Regional de Artesanato, que acontece no dia 8 de agosto, no CTG Patrulha do Rio Grande. A atividade integra a programação da Fenacan, tradicional evento do município, que ocorre de 06 a 17 de agosto, reunindo gastronomia, shows, atrações culturais e uma programação técnica voltada ao desenvolvimento econômico e social da região.
Com entrega de Honoris Causa, distinções e homenagens, FURG divulga Assembleia Universitária 2025
Faurg, FURG e Oceantec lançam chamada para divulgação e prospecção de recursos a projetos na 48ª Expointer
FURG realizará segunda reunião do Conselho de Integração Universidade-Sociedade
As oficinas já contaram com a participação de cerca de 20 mulheres — entre artesãs, agricultoras familiares e moradoras interessadas na prática. O objetivo é incentivar a criatividade local, fortalecer a economia solidária e ampliar a visibilidade de técnicas tradicionais e ecológicas de produção artesanal.
A Ineesol foi institucionalizada como projeto de extensão em 2018, com atuação nos campi da FURG em São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, A equipe é formada por professores e estudantes de diferentes áreas da graduação e da pós-graduação da universidade.
Seu trabalho se concentra no fortalecimento da economia solidária, apoiando empreendimentos existentes e incentivando novas iniciativas sustentáveis.
Entre os projetos vinculados à incubadora estão o Núcleo de Agroecologia da FURG-SAP, o Grupo de Consumo Responsável Jerivá (de São Lourenço do Sul), o projeto de extensão PancPop e ações junto a cooperativas regionais.
A presença da Ineesol e da FURG no seminário fortalece o compromisso da universidade com a comunidade local, incentivando práticas sustentáveis e o protagonismo feminino no artesanato regional.