FENACAN

INEESOL-FURG leva oficina sustentável à Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz

Em parceria com a Emater, técnica usa bagaço da cana-de-açúcar

Foto: divulgação

A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol-FURG) marca presença na 38ª Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Artesanato (Fenacan), em Santo Antônio da Patrulha, com uma ação que une tradição, inovação e sustentabilidade. A entidade apoia o 1º Seminário Regional de Artesanato, que acontece no dia 8 de agosto, no CTG Patrulha do Rio Grande. A atividade integra a programação da Fenacan,  tradicional evento do município, que ocorre de 06 a 17 de agosto, reunindo gastronomia, shows, atrações culturais e uma programação técnica voltada ao desenvolvimento econômico e social da região.

Notícias Relacionadas
Em parceria com a Emater/RS-Ascar, a Ineesol promove a oficina temática "Técnica com bagaço de cana-de-açúcar", que será realizada das 13h30 às 16h. A atividade é resultado de um trabalho contínuo de apoio ao grupo de artesãs do município, iniciado em 2024. Desde março deste ano, oficinas vêm sendo organizadas para compartilhar técnicas de reaproveitamento dessa matéria-prima abundante na região, como alternativa sustentável e geradora de renda.

As oficinas já contaram com a participação de cerca de 20 mulheres — entre artesãs, agricultoras familiares e moradoras interessadas na prática. O objetivo é incentivar a criatividade local, fortalecer a economia solidária e ampliar a visibilidade de técnicas tradicionais e ecológicas de produção artesanal.

A Ineesol foi institucionalizada como projeto de extensão em 2018, com atuação nos campi da FURG em São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, A equipe é formada por professores e estudantes de diferentes áreas da graduação e da pós-graduação da universidade.

Seu trabalho se concentra no fortalecimento da economia solidária, apoiando empreendimentos existentes e incentivando novas iniciativas sustentáveis.

Entre os projetos vinculados à incubadora estão o Núcleo de Agroecologia da FURG-SAP, o Grupo de Consumo Responsável Jerivá (de São Lourenço do Sul), o projeto de extensão PancPop e ações junto a cooperativas regionais.

A presença da Ineesol e da FURG no seminário fortalece o compromisso da universidade com a comunidade local, incentivando práticas sustentáveis e o protagonismo feminino no artesanato regional.