SNCT

FURG SAP celebra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com dia de integração e experimentação científica

260 estudantes do Ensino Médio participaram das atividades

Foto: Viviani Silveira

Nessa quinta-feira, 30, o campus FURG SAP realizou um dia inteiro de atividades em celebração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), abrindo suas portas para estudantes e professores da região. O evento integrou as ações do projeto institucional Águas do Extremo Sul e do programa Seja FURG, reunindo a comunidade acadêmica e o público externo em um ambiente de aprendizado, curiosidade e troca de saberes.

Notícias Relacionadas
Durante o dia, cerca de 260 estudantes do Ensino Médio participaram das atividades, que envolveram 15 experiências e demonstrações interativas preparadas por grupos de pesquisa, laboratórios e projetos de extensão da FURG–SAP. O público teve a oportunidade de conhecer de perto iniciativas como o Laboratório de Biotecnologia (LABio), o Laboratório de Metalurgia, Metrologia e Ensaios Mecânicos, o Grupo PET Conexões de Saberes, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEMAT),o projeto Engenharia por Elas, PIBID, entre outros.

As atividades de Física, como o lançamento de foguetes e a Bolha de Sabão Gigante, chamaram a atenção dos visitantes pela interação e dinamismo. O espaço também contou com stands temáticos que apresentaram de forma acessível e criativa diferentes áreas do conhecimento e pesquisas desenvolvidas no campus.

Além das experiências práticas, alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de momentos voltados à orientação profissional, conhecendo os cursos oferecidos pela FURG e as formas de ingresso na universidade.

Para o professor Charles Guidotti, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e coordenador do projeto, o evento representa uma oportunidade de aproximar a universidade da comunidade e despertar o interesse pela ciência.

“Estamos recebendo as escolas da cidade e da região para as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ao todo, se inscreveram 260 estudantes e temos em torno de 15 atividades acontecendo simultaneamente. É um dia de festejo, de celebrar a ciência e apresentar a universidade para a comunidade”, destacou o professor.