O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conta com novo Plano Diretor Estratégico (PDE) para o período de 2024 a 2028. O documento está publicado no site institucional do HU-FURG e, devido às enchentes e alagamentos que fecharam temporariamente o Hospital, a apresentação dos projetos ao Colegiado Executivo (Colex) ocorreu no início de agosto.
Colégio eleitoral organizou listas tríplices para provimento dos cargos administrativos da Universidade
Divulgado segundo chamamento de aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2024/2
Divulgada abertura das inscrições para o Processo Seletivo Próprio 2025/1
Elaborado de forma coletiva, o documento contou com a participação da comunidade hospitalar e está em conformidade com o Mapa Estratégico da Ebserh que tem como propósito “Saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS”. A visão é “Consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o SUS”. O processo de planejamento contou com várias etapas, como a realização de diagnósticos situacionais para identificar as necessidades e prioridades do Hospital, bem como reuniões e workshops com equipes multiprofissionais.
A coordenadora geral do PDE e chefe do Setor de Governança e Estratégia (SeGov), Aline Ferraz, salientou: “Com muita satisfação, apresentamos o PDE 2024-2028. Empenhamos esforços para ouvir toda a comunidade hospitalar e propor sete projetos que têm como objetivo principal a melhoria da experiência dos nossos pacientes, estudantes, pesquisadores e trabalhadores”.
Conheça os projetos previstos para o HU-FURG no período 2024-2028
Em seu Mapa Estratégico, a Ebserh estabeleceu pilares que servem de base para organização dos objetivos e visam a contribuir para os serviços ofertados em suas 45 unidades hospitalares, dentre elas o HU-FURG. Cada pilar foi desdobrado em um projeto com um gerente responsável pela coordenação e monitoramento das ações. Confira:
O pilar Assistência conta com o projeto “PadronizaHU”, que visa a institucionalizar e otimizar processos e rotinas de gestão assistencial. Dentre as atividades propostas estão: mapeamento e revisão de protocolos (POPs) existentes, implementação de painel de indicadores assistenciais e melhoria dos registros assistenciais.
No pilar Ensino, o projeto “Preceptoria e Docência” busca aproximar a Universidade e o Hospital, focando na qualidade da preceptoria, educação permanente dos profissionais e conscientização do papel do preceptor. As ações incluem orientar novos profissionais, melhorias nos estágios de graduação e pós-graduação, bem como a realização de capacitações para docentes e preceptores.
O pilar Pesquisa traz o projeto “Pesquisa Translacional e propagação do conhecimento”, que objetiva fomentar a pesquisa, a inovação e a avaliação de tecnologias em saúde. As atividades envolvem capacitação em metodologias de pesquisa e avaliação de tecnologias em saúde, além de programa de aplicação e compartilhamento de pesquisa em saúde.
No pilar Responsabilidade Ambiental, Social e Governança, o projeto “Saúde Digital Conectada” visa promover ações de transformação e saúde digital. As ações incluem a modernização e informatização de processos, consolidação de sistemas já existentes e implantação de ações de inteligência de dados como painéis que auxiliem na gestão e na tomada de decisões.
O pilar Desenvolvimento Institucional apresenta o projeto “Plano Diretor Ambulatorial”, que busca qualificar a prestação de serviços ambulatoriais no HU-Furg. Dentre as ações estão o desenvolvimento do projeto do Anexo Ambulatorial e a reorganização das agendas, visando otimizar a utilização dos espaços.
No pilar Sustentabilidade Financeira, o projeto “PoupaHU” tem como meta implementar um painel de consumo de materiais e serviços, visando promover o uso racional de recursos. As atividades incluem: implementação de painel de gestão de custos, campanhas de sensibilização para conscientizar os colaboradores e combate ao desperdício, além de capacitações na área.
No pilar Desenvolvimento do Trabalhador está o projeto “AcolheHU”, que visa promover o engajamento e a valorização dos trabalhadores. Dentre as ações previstas estão: reestruturação da integração de novos funcionários, realização de eventos integrativos e promoção da qualidade de vida do trabalhador.