A partir do dia 21 de julho, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), voltou a realizar exames de colonoscopia e de endoscopia para os pacientes ambulatoriais. Desde 02 de abril de 2021, os exames passaram a ser realizados apenas para casos de urgência e emergência (pacientes internados), pois houve a redução nos estoques de medicamentos anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares. Esses medicamentos tiveram aumento na demanda, devido à escassez no mercado e ao grande número de pacientes intubados e em ventilação mecânica acometidos pela covid-19, sendo prioridade o atendimento desses casos.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Cabe ressaltar que os pacientes ambulatoriais estão sendo contatados por profissionais do HU-Furg para realizar novo agendamento e com as orientações para a realização de cada exame. A colonoscopia e a endoscopia são exames utilizados para avaliar órgãos do sistema digestivo com o propósito de diagnosticar doenças como refluxo, gastrite e câncer.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.