A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), retomou, esta semana, as atividades normais, após passar por reforma em sua infraestrutura. O trabalho, coordenado pela Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, iniciou no final de março e, com planejamento e cumprimento das metas estabelecidas, foi possível realizá-lo em aproximadamente sete dias. Durante a obra, os neonatos internados na UTI foram realocados para outra unidade do HU-FURG adequada à manutenção de tratamento intensivo.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
A reforma incluiu melhorias no sistema de ar-condicionado e nas instalações hidráulicas, reparo e pintura das paredes, manutenção da rede de gases medicinais, colocação de lâmpadas de LED, adequação das luminárias e instalação de móveis como armários, bancadas e estações de trabalho. Além disso, com recursos provenientes do Ministério Público Federal (MPF), mediante acordo firmado com a Associação das Amigas do HU, foi possível instalar quatro mesas auxiliares e 18 mesas de cabeceira de inox e cortinas. As adequações darão maior funcionalidade, conforto e segurança aos pequenos pacientes e aos profissionais que atuam na unidade.
A UTI Neonatal, em funcionamento há 28 anos, possui 18 leitos, sendo 10 leitos de UTI, cinco leitos de intermediário e três leitos de canguru, e conta com uma equipe com profissionais de várias especialidades que atendem os pacientes ininterruptamente via Sistema Único de Saúde (SUS).
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.