REHUF

HU-Furg recebe recursos financeiros do Ministério da Saúde

Os recursos são provenientes do Rehuf, programa gerido pela Ebserh

Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contará com um importante reforço financeiro para as atividades do segundo trimestre de 2019. O recurso previsto para o HU-Furg totaliza R$ 1.925.095,00, é proveniente do Ministério da Saúde (MS), pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Notícias Relacionadas

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (01), e faz parte de um planejamento prévio feito pela Ebserh para garantir os investimentos e manutenção dos serviços das Hospitais Universitários Federais (HUFs). "Esses recursos buscam atender o pleno funcionamento dos hospitais universitários federais na parte de assistência, formação de profissionais, na aquisição de equipamentos e estruturação física das unidades. Desta forma, poderemos aperfeiçoar o que já vem sem sendo feito nessas unidades", explicou Eduardo Vieira, vice-presidente da Ebserh e presidente do Comitê Interno do Rehuf.

O valor será empregado integralmente no HU-Furg. A chefe da Divisão Administrativa Financeira, Roberta Funchal, salienta que "este recurso orçamentário será direcionado para atender as necessidades dos contratos de prestação de serviços administrativos e assistenciais". Ressalta, ainda, o gerente administrativo, Tomás Dalcin, "que este é um recurso muito esperado pela administração do HU, devido ao atual cenário da saúde em nosso país, e, em especial, na nossa região. Esta descentralização permitirá que o Hospital continue honrando seus devidos contratos".

Rehuf

Financiado pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) destina-se à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais. O presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, ressaltou o objetivo do programa. "Somos uma rede hospitalar voltada para a assistência e para o ensino e a pesquisa. O Rehuf também segue essa linha, tanto para auxiliar na criação das condições adequadas para que os hospitais possam oferecer assistência de saúde à população, mas também para proporcionar formação qualificada a profissionais da área de saúde", explicou.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.