O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contará com um importante reforço financeiro para as atividades do segundo trimestre de 2019. O recurso previsto para o HU-Furg totaliza R$ 1.925.095,00, é proveniente do Ministério da Saúde (MS), pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Proexc divulga edital para seleção musical do 6º Musiurg
Gabinete inicia processo de transição junto à nova gestão administrativa da Universidade
Comissão da MPU divulga resultado preliminar de oficineiros
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (01), e faz parte de um planejamento prévio feito pela Ebserh para garantir os investimentos e manutenção dos serviços das Hospitais Universitários Federais (HUFs). "Esses recursos buscam atender o pleno funcionamento dos hospitais universitários federais na parte de assistência, formação de profissionais, na aquisição de equipamentos e estruturação física das unidades. Desta forma, poderemos aperfeiçoar o que já vem sem sendo feito nessas unidades", explicou Eduardo Vieira, vice-presidente da Ebserh e presidente do Comitê Interno do Rehuf.
O valor será empregado integralmente no HU-Furg. A chefe da Divisão Administrativa Financeira, Roberta Funchal, salienta que "este recurso orçamentário será direcionado para atender as necessidades dos contratos de prestação de serviços administrativos e assistenciais". Ressalta, ainda, o gerente administrativo, Tomás Dalcin, "que este é um recurso muito esperado pela administração do HU, devido ao atual cenário da saúde em nosso país, e, em especial, na nossa região. Esta descentralização permitirá que o Hospital continue honrando seus devidos contratos".
Rehuf
Financiado pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) destina-se à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais. O presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, ressaltou o objetivo do programa. "Somos uma rede hospitalar voltada para a assistência e para o ensino e a pesquisa. O Rehuf também segue essa linha, tanto para auxiliar na criação das condições adequadas para que os hospitais possam oferecer assistência de saúde à população, mas também para proporcionar formação qualificada a profissionais da área de saúde", explicou.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.