Saúde

HU-FURG recebe doação de equipamentos para apoio a diagnóstico em pessoas com HIV

Aparelhos foram entregues por multinacional italiana

Foto: Fernando Halal/Secom

O Laboratório de Micologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr (HU-FURG) receberam na manhã de terça-feira, 12, pela empresa multinacional italiana Saipem, a doação de dois equipamentos destinados a auxiliar no diagnóstico e na pesquisa aplicada as doenças fúngicas, principalmente em pessoas vivendo com HIV. O cenário escolhido para a cerimônia foi o recém-inaugurado 4º andar do novo prédio da Área Acadêmica de Saúde.

Notícias Relacionadas

Foram doados pela Saipem uma cabine de segurança biológica - equipamento projetado para proteger o usuário contra agentes biológicos nocivos - e uma leitora de microplacas, usada para medir reações químicas, biológicas ou físicas, propriedades e analitos dentro do poço de uma microplaca.

Segundo o reitor Danilo Giroldo, o momento foi muito significativo, muito em parte por ter ocorrido um dia após a inauguração do espaço. "Este é um grupo que nos orgulha muito. Está nascendo um curso de graduação, e esses equipamentos não só vão produzir ciência de ponta, mas produção acadêmica de alta qualidade, além da divulgação científica, que nos aproxima da comunidade", disse.

Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o pró-reitor de Pesquisa, Eduardo Secchi, o diretor da Faculdade de Medicina, Claudio Moss, e a superintendente do HU-FURG, Sandra Crippa Brandão, além de representantes do Laboratório de Micologia e da Saipem, e alunos da Famed.

A Saipem S.p.A. é uma empresa italiana que atua como empreiteira na indústria de petróleo e gás, especialmente em locais remotos e em águas profundas. Fundada em 1957, tem sede em Milão, na Itália.

 

 

 

Galeria

Cabine de segurança biológica e leitora de microplacas foram adquiridas pelo Laboratório de Micologia

Fernando Halal/Secom