Pelo sétimo ano consecutivo, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aplicou, em 28 de março, o primeiro ciclo do Palivizumabe de 2025. O objetivo é proteger as crianças com maior risco para desenvolverem doenças graves causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O vírus causa sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, mas que pode levar a complicações respiratórias graves em bebês prematuros ou com problemas cardíacos, ou pulmonares. O imunizante é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Para a pediatra Marilice Magroski, que lidera a equipe multidisciplinar do HU-FURG na aplicação do imunizante, ressaltou: “A prevenção por meio do imunizante é importante para reduzir a hospitalização e a mortalidade em crianças vulneráveis, oferecendo uma proteção eficaz durante os períodos críticos de maior circulação do vírus. O Palivizumabe é importante para proteger as crianças contra o VSR, que pode causar complicações graves, inclusive com maior risco de óbito”. A equipe é composta por médicos pediatras e médicos residentes de Pediatria e Neonatologia, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, bem como recepcionistas da UTI Neonatal e do Ambulatório Central.
O HU-FURG é referência para os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Chuí e Santa Vitória do Palmar e, neste ciclo, realizou a imunização de 15 crianças, sendo que sete recebem o imunizante pela primeira vez. A maioria das crianças foi atendida no Ambulatório Central, já outros pequenos pacientes receberam a imunização na UTI Neonatal do Hospital, por ainda estarem internados.
Entenda a imunização
O Palivizumabe é um anticorpo, uma defesa pronta que protege a criança por 30 dias contra o VSR, um dos principais agentes causadores de infecções respiratórias em crianças menores de dois anos. Durante o pico de circulação do vírus, de março a agosto no Rio Grande do Sul, o VSR é responsável por até 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias. Nesse período, outros pacientes elegíveis poderão ser incluídos no programa, que disponibiliza até cinco doses por criança ao ano. O HU-FURG segue os critérios estabelecidos nos protocolos federal e estadual para a aplicação do Palivizumabe. São elegíveis para receber o imunizante crianças prematuras com idade gestacional de até 28 semanas e idade inferior a um ano. Além disso, também recebem a aplicação, as crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade ou cardiopatia congênita com impacto hemodinâmico, até completarem dois anos.