SAÚDE

HU-FURG realiza I Seminário de Cuidados Paliativos

Evento tratou sobre a promoção da qualidade de vida de pacientes e familiares

Foto: Alan Bastos

Com o objetivo de promover a melhora de vida dos pacientes e de seus familiares, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o seu I Seminário de Cuidados Paliativos. O evento, que ocorreu na tarde do dia 14 de outubro, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, é uma promoção da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos (CPCP) do Hospital. A atividade, em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, comemorado em 8 de outubro, reuniu mais 150 profissionais e estudantes da área da Saúde.

Notícias Relacionadas

O Seminário foi aberto pela superintendente do HU-FURG, Sandra Brandão, e pela presidente da CPCP, Ana Cristina Machado. Em suas falas, ambas ressaltaram a importância dos cuidados paliativos, que tem como finalidade o alívio do sofrimento, a compaixão pelo paciente e seus familiares, agregando qualidade à vida e ao processo de morte. Além disso, visa promover o conforto e o controle de sintomas e da dor, buscando autonomia por meio da manutenção de uma vida ativa enquanto ela durar.

A programação contou com as palestras "Constituição de Redes de Cuidados Paliativos e Possibilidades a partir das Vocações Locais", ministrada pela coordenadora do Projeto CuidATIVA da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (FaMed – UFPel), Julieta Carriconde Fripp, e "Cuidados Paliativos: Conceitos, Vivências e Aplicações Práticas na Região Sul do RS", que teve como palestrante a médica paliativista da equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos do Hospital Escola da UFPel (HE-UFPel), Camila Ractz Batista Martins.

Encerrando a programação foi promovida uma mesa redonda com os membros da CPCP, que responderam questionamentos das equipes assistências do HU-FURG, coletados por meio de enquete promovida no início deste mês. Entre os integrantes da Comissão, estavam a chefe da Unidade Multiprofissional do HU-Furg, Graziana Nunes; a chefe da Unidade de Terapia Intensiva do HU-FURG, Lisa Carvalho; o médico da Clínica Médica do HU-FURG e Oncologista, Rodrigo Terlan; a fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva do HU-FURG, Larissa Pinheiro, e o psicólogo do HU-FURG, Tarcis Sartor.

A Comissão
O Seminário também comemorou o aniversário de um ano da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos do HU-FURG, que tem natureza assistencial, acadêmica e científica, mediante atuação interdisciplinar e multissetorial, vinculada à Gerência de Atenção à Saúde (GAS) do HU-FURG. A CPCP integra a abordagem interdisciplinar, lidando com questões físicas, psicológicas, sociais, familiares e espirituais, abordando de forma direta os medos, expectativas, necessidades e esperanças do paciente gravemente enfermo ou em fase terminal. Em sua composição conta com uma equipe multiprofissional integrada por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, nutricionistas, profissional de Educação Física, e técnicos em Enfermagem e Farmácia.

Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.