QUALIFICAÇÃO

HU-FURG promove seu I Seminário de Ensino

Evento é voltado a docentes, preceptores e estudantes de graduação e pós-graduação da área da Saúde

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove o I Seminário de Ensino de Graduação, Pós-Graduação e Preceptoria. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no Anfiteatro Professor Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, e tem como público-alvo: docentes, preceptores e estudantes de graduação e pós-graduação da área da Saúde.

Notícias Relacionadas

Conforme a coordenadora do evento e chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-FURG, Camila Barcelos, o Seminário tem como objetivo proporcionar um espaço de dialógico para a discussão de temas relevantes à integração ensino-serviço e à formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como protagonistas acadêmicos, pós-graduandos, egressos, preceptores e docentes do HU-FURG.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de novembro, pelo link: https://bit.ly/33QHWhk. Durante o credenciamento, para confirmar a inscrição, o participante deverá realizar a doação de peças de roupa, em bom estado de conservação, e/ou itens de bazar. As doações serão repassadas ao Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HU-FURG.

Programação:

06/11
13h30 – Credenciamento
14h – Abertura
14h30 – Contexto das Residências em Saúde no Brasil
Dra. Tânia Resener – Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica
Dra. Vera Garcia - Unimax Centro Universitário Max Planck (Indaiatuba/SP)

15h30 - Competências para o Exercício da Preceptoria
Dra. Tânia Resener - Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica

16h15 – Intervalo

16h30 - Cuidado Emocional ao Discente: Programa Saúde Acadêmica HU-FURG/Famed/EEnf
Esp. Natália Barreto - Famed/Furg
Dra. Marciana Zambillo e Drª Camila Barcelos - HU-FURG

17h20 - Integração Ensino-Serviço-Comunidade
Me. Tarso Teixeira - Famed/FURG

18h30 - Panorama de Atuação das Ligas Acadêmicas no HU-FURG
Acadêmicos de Medicina da FURG


07/11

9h - Currículo Híbrido: A inserção da Simulação Clínica
Dra. Ana Cristina Moraes e Me. Samanta Maagh - UCPel

10h - Mudança Curricular nos Cursos de Medicina e Enfermagem da FURG
Dra. Carla Vitola- Famed/FURG
Dra. Tânia Fonseca- HU-FURG
Dra. Rosimeri Silveira- EEnf/FURG

11h – Intervalo

11h20 - A Multidisciplinaridade e a Integração de Programas de Residências
Dr. Guilherme Brandão- Famed/HU-FURG

12h – Almoço

14h - A Residência na Perspectiva do Egresso
Esp. Silvia Dornelles, Esp. Ana Paula de Oliveira, Esp. Angelita Pontes, Esp. Aloisio Neutizing- egressos dos Programas de Residências do HU-FURG

15h- Intercâmbio: A experiência da Clev/Famed/FURG
Matheus Evangelista, Ana Carolina Rein, Fernanda Prestes, Pedro Piovisan, Estevan Arantes - acadêmicos de Medicina da FURG

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.