O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, desde  1º de maio até 15 de junho, capacitação sobre “Metas internacionais de Segurança do Paciente e o sistema VigiHosp”. Cerca de 300 profissionais de setores como UTI Geral, Centro Obstétrico, Clínica Médica, Saúde Ocupacional, Regulação Interna, Segurança do Paciente, Núcleo de Educação Permanente e Engenharia Clínica participam das atividades.
                    
                        Docente e pesquisador da FURG publica artigo em periódico nos EUA                    
                
                            
                    
                        Professor Ednei Primel ganha prêmio internacional                    
                
                            
                    
                        Doutoranda da FURG recebe Voto de Louvor da Câmara de Vereadores                    
                
                    	
Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP)
O Projeto RHP visa a aprimorar a gestão hospitalar e a qualidade do cuidado assistencial, com foco especial na segurança do paciente. Para isso, utiliza a Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHosp) visando a diagnosticar oportunidades de melhoria nos processos e serviços. Entre 2024 e 2026, 143 hospitais públicos federais participam do projeto. O HU-Furg é uma das instituições contempladas.
O Projeto inclui a implementação e o fortalecimento de protocolos de segurança do paciente. Também prevê capacitação periódica dos profissionais, suporte técnico remoto, visitas de diagnóstico e reuniões, tanto por videoconferência quanto presenciais, para troca de experiências e acompanhamento das ações.
Capacitação sobre metas internacionais e VigiHosp
No HU-FURG, o foco da capacitação foi preparar as equipes para aplicar as seis metas internacionais de segurança do paciente, definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): identificação correta do paciente; comunicação efetiva; segurança no uso de medicamentos; cirurgia segura; prevenção de infecções; e prevenção de quedas e de lesões por pressão.
Segundo a chefe da UGQSP, Ana Paula Vaghetti, “A promoção da segurança do paciente nas instituições de saúde públicas é essencial”. Ela reforçou que “falar sobre as metas de segurança do paciente é um passo fundamental para garantir a qualidade do atendimento, prevenir erros que podem comprometer a saúde e a vida dos usuários. Portanto, falar sobre essa temática é mais do que uma questão técnica: é uma atitude ética e estratégica para fortalecer o SUS. Ressaltando em cada capacitação que o envolvimento de todos os profissionais é o que faz realmente a melhoria contínua acontecer”.
Além disso, foi enfatizado o uso do VigiHosp, sistema da Ebserh que centraliza notificações de incidentes, eventos adversos e queixas assistenciais nos 45 hospitais universitários federais. A enfermeira, Nirian Solano Araujo, explicou que “É fundamental que cada profissional tenha clareza quanto ao objetivo e à utilização da ferramenta VigiHosp, compreendendo sua importância no contexto assistencial”. Ela acrescentou que “A oportunidade de capacitar e promover discussões sobre o tema permite identificar oportunidades de melhoria nos processos de cuidado, contribuindo diretamente para o alcance das metas de segurança do paciente e para a promoção de uma assistência mais segura e de qualidade”.
A capacitação também está alinhada à a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº. 36/2013, que orienta os serviços de saúde sobre ações voltadas à segurança do paciente, e ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde.