O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), investiu R$ 623 mil na aquisição de novos equipamentos hospitalares para revitalizar as áreas de apoio e diagnóstico. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que é financiado pelos ministérios da Educação e da Saúde e destina-se à reestruturação e revitalização dos Hospitais das Universidades Federais.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
- um monitor multiparâmetrico para Ressonância Magnética que está em funcionamento na Unidade de Diagnóstico por Imagem, desde final de junho de 2021. O equipamento tem como finalidade garantir o monitoramento dos pacientes durante os exames de Ressonância Magnética (RM), para os seguintes parâmetros: Pressão Não-Invasiva (PNI), Pressão Invasiva, Oximetria de Pulso (SPO2), Capnografia, Analisador de Gases Anestésico, Temperatura, Eletrocardiograma (ECG) e respiração. Os sensores de ECG e de Oximetria são sem fio e possui bateria recarregável. O monitor pode ser configurado de acordo com as especificidades de cada paciente. O uso do monitor possibilita a realização de exame de RM em pacientes anestesiados ou sedados, bem como de pacientes pediátricos e recém-nascidos. "A aquisição e o uso desse monitor era uma demanda antiga das nossas unidades de internação, pois dá mais segurança para a realização dos exames e qualifica o atendimento à população", observou o físico do HU-Furg/Ebserh, Alexandre da Silva Capaverde.
- um equipamento para teste emissão otoacústica, com os módulos: Sistema De Potencial Evocado Auditivo (BERA/PEATE) automático e imitanciometria que será utilizado pelo Serviço de Fonoaudiologia. A data de entrega do equipamento está prevista para fim de julho de 2021. Até o momento, o HU utiliza um equipamento disponibilizado pela Prefeitura Municipal, que permite fazer apenas o teste da orelhinha. O novo equipamento é portátil, não invasivo e possibilitará realizar a completa triagem auditiva neonatal, o monitoramento do desenvolvimento da função auditiva, bem como promove a detecção precoce de perdas auditivas de todos os bebês nascidos no HU-Furg. Com os exames é possível observar o percurso do som através do nervo auditivo, examinando a integridade das vias auditivas nervosas que conduzem as informações sonoras até o cérebro. O equipamento deve contemplar, simultaneamente, os exames de Emissões Otoacústicas, Potencial Evocado (BERA/PEATE) automático e imitanciometria, pois os pacientes que apresentarem falhas ou fatores de risco, que indiquem possível deficiência auditiva, poderão realizar os exames adequados e recomendados. O Ministério da Saúde (MS) orienta que todos os bebês que falharem nas emissões otoacústicas devem realizar o PEATE automático. Além disso, visto que podem apresentar fatores condutivos, é imprescindível que o aparelho, também, faça o exame adequado de imitanciometria.
- seis câmaras de conservação (refrigeradores científicos), que serão utilizadas para a conservação de vacinas, medicamentos e insumos. Os equipamentos possuem a faixa de temperatura de 2°C a 8°C e são necessários para garantir o correto acondicionamento dos produtos e preservar as características originais dos produtos. Os refrigeradores, previstos para chegarem em agosto, serão destinados para a Unidade de Abastecimento de Produtos para Saúde e para o Laboratório de Análises Clínicas e Anatomias Patológicas. A aquisição foi realizada em razão de "alguns dos equipamentos dessas unidades estarem no fim da vida útil, não atendendo mais à finalidade a que se destinam devido ao obsoletismo de partes e falta de peças de reposição, necessitando serem substituídos. A falta do controle na temperatura e da eficiência dos equipamentos de refrigeração para armazenamento podem gerar perdas dos produtos e riscos assistenciais", destacou Ana Marília de Souza, chefe do Setor de Engenharia Clínica.
Os equipamentos são recebidos pela equipe do Setor de Engenharia Clínica, que realiza o treinamento dos profissionais e a instalação dos aparelhos conforme o caso, dando mais qualidade e agilidade aos atendimentos realizados no HU-Furg.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.