CONDECORAÇÃO

HU-FURG ganha reconhecimento nacional com Hackathon da Saúde

Evento de inovação do HU-FURG é reconhecido como iniciativa de valor pela Ebserh

Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. HU-FURG, recebeu da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em cerimônia realizada na tarde do dia 12 de novembro, em Brasília, reconhecimento nacional pela realização do 1º Hackathon da Saúde. O Hospital foi o primeiro do Brasil a ser condecorado com a "Iniciativa de Valor", que é um reconhecimento concedido pela Presidência da Ebserh aos hospitais da Rede. A placa de reconhecimento foi entregue pelo vice-presidente da Ebserh, Eduardo Vieira, a superintendente do HU-FURG, Sandra Brandão.

Notícias Relacionadas
A Iniciativa de Valor visa reconhecer ações que se destaquem pelo alinhamento com os valores organizacionais da Ebserh como ética, transparência, sustentabilidade, valorização de pessoas, humanização, trabalho em rede e inovação. "Nossa intenção é dar visibilidade a ações que reforcem os valores da instituição e sirvam de incentivo para que o exemplo se multiplique por toda a Rede Ebserh", destacou o coordenador de Estratégia e Inovação da Rede Ebserh, Leandro Ambrósio.

Na cerimônia, transmitida ao vivo para os hospitais da Rede, a superintendente do HU-FURG, observou que o intercâmbio de ideias e ensinamento demonstram que a universidade pública é um campo extremamente rico e amplo. "Muitas vezes temos problemas que achamos insolúveis ou buscamos soluções extremamente caras, sendo que dentro do nosso próprio meio, com uma maior aproximação com outros setores, conseguimos ver soluções conjuntas", afirmou a gestora.

Regulação de leitos

Durante o evento foi apresentada a solução vencedora do Hackathon: um sistema informatizado para auxiliar na regulação inteligente dos leitos, chamado Regula HU. Segundo a equipe vencedora, a qual foi concedida uma menção honrosa durante o evento, trata-se de um software intuitivo, acessível de celulares, tabletes, notebooks ou microcomputadores, que faz a regulação inteligente de leitos, incluindo informações sobre a ocupação do leito, alta do paciente, tempo de ocupação, custos da internação, tempo de permanência, visualização informatizada do Kanban (ferramenta utilizada para sinalizar o tempo de permanência dos usuários) e necessidade de higienização do leito.

O sistema emite alertas de pendências para as equipes assistenciais e tem a possibilidade, que será avaliada, de integração com sistemas como o AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários). Esta ação facilita o acesso às informações de todos os leitos, em apenas uma tela. "Entre as vantagens do "Regula HU" estão: automação de processos manuais, otimização e segurança no fluxo de comunicação, visibilidade dos processos, indicadores para a central de custos, maior qualidade na assistência ao paciente e agilidade na execução de tarefas", explicou Ingrid Queiroz, membro do grupo vencedor do Hackathon.

Além de Ingrid, a equipe foi composta pelos alunos da FURG Caio Ribeiro e Giulia Silveira, além dos empregados da Rede Ebserh Fernando Santos e Maiquélen Albrecht.

Inovação

Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios. O nome remete à maratona de hackers (hacker + marathon). Iniciado no dia 18 de outubro, o evento do HU-FURG foi constituído de uma maratona de inovação em que 68 participantes, divididos em oito equipes, buscaram soluções para desafios da área de Atenção à Saúde do hospital.

A ação imersiva contou com 30 horas, totalizando quatro dias do evento. As equipes foram constituídas por estudantes de graduação e de pós-graduação, graduados e pós-graduados da FURG e de outras instituições de ensino, com intuito de proporcionar vivências em empreendedorismo e negócios. A atividade também contribuiu para o processo de aprendizagem de forma transversal, integrada e multidisciplinar.  A iniciativa foi apresentada, durante a cerimônia de condecoração, pelo chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-FURG, Luis Fernando Guerreiro, pela chefe do Setor de Gestão do Ensino, Camila Barcelos, e pelo coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da FURG, Aléssio Almada. 

 

Galeria

Hackaton da Saúde é reconhecido pela Rede Ebserh

Foto: Divulgação