A UTI Neonatal do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a ONG Prematuridade, promove a III Jornada da Prematuridade. O evento é alusivo ao Novembro Roxo, campanha que visa alertar, prevenir e conscientizar sobre o contexto do nascimento prematuro.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
A Jornada será realizada em 18 de novembro, das 9h às 17h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 17 de novembro, neste endereço eletrônico. O evento tem como público-alvo os profissionais e acadêmicos da Área da Saúde, bem como para a comunidade em geral. O objetivo do evento é compartilhar informações e esclarecer as dúvidas em relação à prematuridade. Confira a programação:
9h - Abertura
9h10 - ONG Prematuridade
9h25 - Conhecendo o recém-nascido prematuro
10h20 - Método Canguru: atenção ao recém-nascido de baixo peso
10h55 - Protocolo de Manuseio Mínimo como uma das estratégias de neuroproteção ao recém-nascido prematuro
13h30 - Mesa redonda: Parentalidade na Unidade Neonatal
15h35min - Atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Neonatologia
16h10 - Leite Humano: benefícios para a saúde infantil
Novembro Roxo
A iniciativa surgiu com a Fundação Europeia para o Cuidado de Recém-Nascidos (EFCNI) que criou o Dia Mundial da Prematuridade, por meio da ação de um de seus diretores, Jürgen Popp. Ele perdeu seus trigêmeos prematuros e tornou-se pai de uma menina nascida em 17 de novembro de 2008. Assim, o mês de novembro passou a ser considerado o mês internacional de sensibilização para a problemática da prematuridade e, no dia 17, celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade. O bebê prematuro é aquele que nasce antes da 37ª semana de gravidez - uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas.
Em 2022, o tema do Novembro Roxo é: "Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento".
De acordo com a ONG Prematuridade.com, o parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.
Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.