NOVEMBRO ROXO

HU-FURG/Ebserh promove III Jornada da Prematuridade

Evento é organizado pela equipe multiprofissional da UTI Neonatal do hospital e a ONG Prematuridade

A UTI Neonatal do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a ONG Prematuridade, promove a III Jornada da Prematuridade. O evento é alusivo ao Novembro Roxo, campanha que visa alertar, prevenir e conscientizar sobre o contexto do nascimento prematuro. 

Notícias Relacionadas

A Jornada será realizada em 18 de novembro, das 9h às 17h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 17 de novembro, neste endereço eletrônico. O evento tem como público-alvo os profissionais e acadêmicos da Área da Saúde, bem como para a comunidade em geral. O objetivo do evento é compartilhar informações e esclarecer as dúvidas em relação à prematuridade. Confira a programação:

9h - Abertura
9h10 - ONG Prematuridade
9h25 - Conhecendo o recém-nascido prematuro
10h20 - Método Canguru: atenção ao recém-nascido de baixo peso
10h55 - Protocolo de Manuseio Mínimo como uma das estratégias de neuroproteção ao recém-nascido prematuro
13h30 - Mesa redonda: Parentalidade na Unidade Neonatal
15h35min - Atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Neonatologia
16h10 - Leite Humano: benefícios para a saúde infantil

Novembro Roxo
A iniciativa surgiu com a Fundação Europeia para o Cuidado de Recém-Nascidos (EFCNI) que criou o Dia Mundial da Prematuridade, por meio da ação de um de seus diretores, Jürgen Popp. Ele perdeu seus trigêmeos prematuros e tornou-se pai de uma menina nascida em 17 de novembro de 2008. Assim, o mês de novembro passou a ser considerado o mês internacional de sensibilização para a problemática da prematuridade e, no dia 17, celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade. O bebê prematuro é aquele que nasce antes da 37ª semana de gravidez - uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas.

Em 2022, o tema do Novembro Roxo é: "Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento".

De acordo com a ONG Prematuridade.com, o parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.

Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.