Planejamento Estratégico

HU-FURG/Ebserh inicia pesquisa para elaboração de seu PDE

Questionário para participação está disponível até 24 de julho

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está realizando pesquisa para coleta de dados, visando a elaboração de seu Plano Diretor Estratégico (PDE). O processo está alinhado à estratégia da Rede Ebserh e será desenvolvido em quatro etapas: Análise Situacional (fase atual), Painel de Contribuição, Acompanhamento e Controle e, por fim, Reflexão e Replanejamento. O PDE terá vigência até 2023 e será construído com o envolvimento de todo o HU-FURG/Ebserh, bem como das unidades acadêmicas que possuem interface com o Hospital e da comunidade em geral.

Notícias Relacionadas
A pesquisa conta com questionários específicos para facilitar a participação de cada público: Paciente/Acompanhante/Público em Geral; Professor/Residente/Acadêmico/Estagiário; e Colaboradores do HU (FURG/Ebserh/Terceirizados). A comunidade pode avaliar aspectos relativos ao atendimento recebido, infraestrutura e atendimento realizado pelos profissionais do HU (médicos, enfermeiros e técnicos). Já os colaboradores e pessoas ligadas ao ensino podem opinar sobre a assistência, Ensino/Pesquisa e gestão, ressaltando aspectos positivos, negativos e a serem melhorados. O questionário está disponível até 24 de julho neste link.  

O objetivo desta primeira etapa é obter informações para a construção de uma visão integrada com as necessidades de formação profissional, de pesquisa da universidade e com as necessidades assistenciais da Rede de Atenção à Saúde de Rio Grande e Região, sem perder de vista sua integração com a estratégia da Rede Ebserh.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.