EAD

Graduações EAD da FURG: inscrições serão recebidas até sexta, 25

As vagas são destinadas aos cursos de Biblioteconomia, Física e Ciências, em 14 municípios

A oportunidade de ingressar nas graduações a distância da FURG encerra-se na sexta-feira, 25. As inscrições são realizadas somente on-line, pelo site da comissão responsável pelo processo seletivo. Para participar, o estudante deverá ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos uma das edições do período de 2015 a 2019. A universidade oferece, nesse edital, 150 vagas para o bacharelado em Biblioteconomia, 170 para a Licenciatura em Ciências e outras 170 para a Licenciatura em Física. 

Notícias Relacionadas
A oferta está distribuída em 14 municípios: Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Canguçu, Esteio, Gramado, Jaguarão, Mostardas, Restinga Sêca, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, São Francisco de Paula, São José do Norte, São Lourenço do Sul e São Sepé. O processo seletivo prevê reserva de vagas para diversos públicos, de acordo com a legislação nacional e as normativas internas da universidade, particularmente o Programa de Ações Afirmativas (Proaaf).  Além disso, são destinadas duas vagas nos cursos de licenciatura (Ciências e Física), por polo de oferta, aos professores da Educação Básica da rede pública, desde que estejam em efetivo exercício e tenham realizado uma das edições do Enem de 2015 a 2019.

A seleção será realizada com base na nota do Enem (2015-2019), conforme os pesos estabelecidos no edital, em cada curso, para os conjuntos de disciplinas e a prova de redação. A universidade, da mesma forma nas graduações presenciais, exige o Enem como forma de ingresso, explica o secretário de Educação a Distância da FURG, Valmir Heckler: “Faz parte de um processo de institucionalização da modalidade educativa a distância. A entrada na FURG se dá pelo Enem independentemente da modalidade”.

Última Oportunidade

Em razão dos prazos exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), órgão responsável por fomentar o Programa Nacional de oferta de cursos  de formação inicial e continuada a distância (o Sistema Universidade Aberta do Brasil: UAB), não há possibilidade de prorrogação do período de inscrições, esclarece o secretário de Educação a Distância. Outras modalidades de ingresso, como transferência ou portador de diploma, por conta do caráter cíclico das ofertas pelo Sistema UAB, até o momento não estão contempladas pelo Processo Seletivo de Ocupação de Vagas Ociosas (PSVO) da FURG. 

EAD da FURG: Conceito de Excelência

O esforço da universidade para democratização e interiorização do acesso ao Ensino Superior, pelos cursos e programas de Educação a Distância (EAD), passou em 2019 por avaliação local de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Pela qualificação de seus processos, a Universidade recebeu o conceito cinco, a maior nota possível. Nessa avaliação, são consideradas todas as áreas da universidade e questões específicas da modalidade a distância. A Comissão de MEC acompanhou presencialmente os processos da FURG: verificou a sua infraestrutura, a qualificação de seu corpo de professores e técnico-administrativos, sua proposta pedagógica, planejamento e instrumentos de avaliação institucional e políticas acadêmicas e de gestão.

O curso de Licenciatura em Ciências da FURG, oferecido desde 2013 na modalidade a distância, também passou por processo específico de avaliação pelo MEC em 2019, recebendo também o conceito máximo (nota cinco). A Comissão considerou a organização didático-pedagógica, a composição do corpo docente e a infraestrutura. A Licenciatura em Ciências consolidou, assim, a proposta de trabalho com interdisciplinas: Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia e Gestão Educacional, reunidas para a resolução de problemas cotidianos.

Primeira oferta, mas com experiência histórica

 O curso de Biblioteconomia e a licenciatura em Física da FURG, oferecidos historicamente na modalidade presencial, participam da primeira oferta a distância em 2020. A universidade atua na formação em Biblioteconomia há 45 anos, tendo acelerado o projeto a distância, em rede nacional, principalmente em razão da Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei nº 12.244/2010). A norma exige a atuação de bibliotecário nesses espaços (profissão reconhecida desde 1962). Já o curso presencial de licenciatura em Física iniciou-se na FURG em 1997. Anteriormente, a Instituição atuava na formação em Licenciatura em Ciências, com habilitação em Física.