Marcando os seis primeiros meses de atuação administrativa do ano, pró-reitores e diretores das unidades administrativas e órgãos vinculados, estiveram reunidos com a reitora e o vice-reitor no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) para o primeiro Gabinete Ampliado da gestão 2025-2029. A atividade se desdobrou em dois encontros, realizados nos dias 11 de julho e 5 de agosto. Nas ocasiões, os gestores apresentaram avanços, desafios e planejamentos que foram executados e desenvolvidos até então, bem como as metas institucionais para o futuro.
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“É importante destacar que nesses mais de seis meses de gestão, atuamos de forma muito intensa para entender e organizar os mecanismos de operação da Universidade, especialmente por estarmos implementando uma nova forma de trabalho, com uma nova administração e um jeito diferente de observar o fazer universitário. A retomada do Gabinete Ampliado é uma das questões que, na nossa proposta de gestão, eu e o vice-reitor Ednei Primel, tínhamos vontade de fazer, e se fortaleceu com a chegada do professor Rafael Paes como terceiro nome da nossa chapa. Essa é uma instância deliberativa muito relevante para que possamos avançar, juntos, enquanto instituição”, apontou em sua fala durante a abertura da primeira reunião a reitora Suzane Gonçalves.
Ainda segundo Suzane, a gestão se faz valer de outra instância de debate, em formato semanal, ocasião em que participam pró-reitores e, a depender do tema a ser tratado, são convidadas autoridades relacionadas, as chamadas reuniões de gabinete. No entanto, em termos de alinhamento da gestão como um todo, para a tomada de decisões em caráter coletivo, não havia um momento específico para reunir todas essas pessoas em um só lugar. “O que estamos retomando hoje não é nada que esteja sendo inventado por nós, mas sim, algo previsto no regimento e que julgamos importante para que as pautas estratégicas da FURG sejam pensadas por mais pessoas, buscando ouvir mais vozes daqueles que compõem a gestão da Universidade”, completou.
Antes das apresentações de cada pró-reitoria, órgãos vinculados e de assessoramento à reitoria, Suzane e Ednei deram mais informes sobre alguns temas, como avanços do Gabinete e a questão orçamentária da Universidade.
De acordo com o vice-reitor, o trabalho realizado pela gestão até o momento é baseado na ideia de estruturar as bases para a institucionalização de melhores fluxos de trabalho em todos os sentidos. “Quero agradecer o trabalho de todos vocês e dizer que vocês podem bater sempre na porta da minha sala, estou totalmente à disposição sempre que precisarem”, iniciou Ednei.
O professor continuou sua fala destacando a intensidade das articulações realizadas pela reitora nos mais diversos espaços para que seja possível reverter e atenuar a crise financeira enfrentada pela Universidade, da mesma forma que, nessa jornada, conquista novos parceiros para ações em conjunto com a FURG. “No gabinete da vice-reitoria, nós temos alguns desafios que estamos trabalhando juntos para superar. Muitos de vocês têm acompanhado e participado ativamente, como o processo de revisão do nosso Estatuto”, destacou o vice-reitor.
Ao longo das próximas semanas, o portal FURG.br trará uma série de reportagens para detalhar um pouco mais sobre os avanços apresentados por cada unidade administrativa e órgão vinculado, bem como os desafios para o futuro na gestão superior da Universidade; fique ligado.