Conhecer de perto o funcionamento do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2015. Esse foi um dos objetivos de uma visita técnica à unidade hospitalar realizada pelo presidente da estatal, Arthur Chioro, nesta quarta-feira, 10. Na ocasião, também foram discutidas possíveis melhorias na área de ensino, pesquisa e inovação, bem como na prestação de serviços via Sistema Único de Saúde (SUS) e alinhamentos com reitoria da FURG.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
De acordo com Chioro, a visita foi para conhecer as necessidades e ajudar, com o apoio técnico e financeiro, a pensar o Hospital a curto, a médio e a longo prazos. “Nós queremos aprimorar imediatamente o que é possível ser aprimorado, além de orientar as prioridades em termos de recursos para que o HU possa melhorar a qualidade do atendimento à população e as condições de ensino e pesquisa”, afirmou.
O reitor da FURG, Danilo Giroldo, salientou que há a possibilidade de concretizar, durante o ano de 2024, a mudança de toda a área acadêmica da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem para o prédio novo da área acadêmica. “Se concluída essa mudança, possibilitará a expansão do Hospital Universitário para a atual área acadêmica”, enfatizou.
Dinâmica da visita
Além da reunião com o reitor da FURG e com a superintendente do HU, Chioro também se reuniu com a governança do HU-Furg (a superintendente do HU-FURG, Sandra Crippa Brandão; a gerente de Ensino e Pesquisa, Marilice Magroski; o gerente de Atenção à Saúde, Fábio Lopes; a gerente Administrativa em exercício, Roberta Funchal; e o gerente Administrativo Tomás Dalcin) e com o deputado federal Alexandre Lindenmeyer. Também conheceu as áreas assistenciais, administrativas e de ensino do HU-FURG.
A superintendente do HU-FURG explicou que se reuniram pela manhã para discutir temas que gostariam de trabalhar ao longo do ano e sobre necessidades que existem hoje no Hospital. “Durante a tarde, realizamos uma visita bem ampla, passando por diversos setores e verificando situações que precisamos de investimentos imediatos”, disse Sandra Crippa.
Outros temas abordados
O presidente comentou sobre o início dos atendimentos do novo serviço que o HU-FURG passa a ofertar via SUS para pacientes transexuais. Trata-se da Atenção Especializada no Processo Transexualizador, na modalidade hospitalar, que possibilitará a realização de cirurgias para afirmar a identidade de gênero dos pacientes. Esses procedimentos podem incluir a construção de órgãos genitais ou a remoção de órgãos acessórios, como testículos, mamas, útero e ovários. “O Hospital vai ser uma referência estadual e os primeiros pacientes começarão a ser atendidos, em um volume pequeno do ponto de vista quantitativo, mas do ponto de vista do desafio e da complexidade do cuidado interdisciplinar que esses pacientes precisam, é muito grande”.
Sobre a Ebserh e o HU-FURG
O HU-FURG conta com 213 leitos e é referência em média e/ou alta complexidade para a 3º e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde do Rio Grande do Sul. Em 2023, foram prestadas mais de 95 mil consultas/atendimentos ambulatoriais; 261 mil procedimentos com finalidade diagnóstica; 4,8 mil procedimentos cirúrgicos ambulatoriais; 3,8 mil ações de promoção e prevenção em saúde; 1.019 partos e cesarianas; e 4.730 internações, conforme dados do Sistema Datasus. O HU faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015.
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.