SAÚDE

Gerências do HU-FURG apresentam balanço de 2024

Última reunião do ano celebrou a integração das áreas saúde, ensino e gestão

Foto: Alan Bastos/Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou em 13 de dezembro a 66ª Reunião Pública, encerrando o ciclo de encontros do ano. A iniciativa, realizada mensalmente, visa a promover a integração entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), discentes, docentes e trabalhadores do Hospital, ampliando a transparência e a participação na gestão hospitalar.

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Durante a Reunião, as três gerências: Administrativa (GAD), Atenção à Saúde (GAS) e Ensino e Pesquisa (GEP) apresentaram os avanços e desafios enfrentados ao longo do ano. Entre os destaques estiveram a modernização de infraestrutura, aumento da produção cirúrgica, ampliação da capacidade diagnóstica e o fortalecimento de programas de formação e pesquisa, consolidando o HU-FURG como um centro de excelência em saúde e educação.

A superintendente Sandra Crippa Brandão ressaltou a relevância do trabalho em equipe: “Tivemos um ano muito difícil, mas o espírito de cooperação de todos fez com que conseguíssemos superar as dificuldades e os grandes desafios. Por outro lado, encerramos o ano com ótimas perspectivas para o futuro, especialmente com o início das obras do PAC. Temos a convicção de que, ao trabalharmos sempre unidos, teremos um bom 2025”.

Gerência Administrativa

O gerente Tomás Dalcin destacou: “A realização de uma reunião para fechamento e avaliação dos principais desafios de 2024, bem como do alinhamento estratégico e operacional para o ano de 2025, permite um momento de reflexão e atenção das equipes tanto para as demandas internas das unidades quanto para os macros objetivos de toda a GAD e do próprio HU”.

Entre os principais resultados estão:

Gestão de Licitações: Foram realizados 48 processos de licitação e 112 processos de adesão, além de oito dispensas de licitação. O total de empenhos emitidos ultrapassou 1,5 mil, demonstrando um esforço para garantir a continuidade dos serviços prestados pelo Hospital.
Desafios Logísticos: A logística de abastecimento do Hospital foi impactada pelas enchentes de maio. Nesse sentido, foram necessárias medidas para minimizar esses desafios, incluindo a criação de rotinas para a dispensa de licitações para ressuprimento de estoques.
Treinamento e Capacitação: A equipe focou na capacitação de novos colaboradores, especialmente no setor de Abastecimentos Farmacêuticos e Suprimentos (SAFS), onde foi necessário aumentar a eficiência em resposta à demanda crescente.
Projetos de modernização: Houve a aquisição de 208 novos equipamentos médico-hospitalares e a revitalização da infraestrutura física com investimentos de R$ 50 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Gerência de Atenção à Saúde

O gerente Fábio de Aguiar Lopes explicou que a GAS focou seus esforços este ano em 3 grandes eixos de ação assistencial:

1 - Monitorar e seguir implementando padronização de processos e procedimentos assistenciais nas mais diversas áreas e unidades.

2 - Focar no incremento e manutenção da produção assistencial em cumprimento do contrato com o gestor, por meio de iniciativas como:

Mutirões Assistenciais: Foram realizados mutirões que beneficiaram cerca de 200 pacientes em cirurgias, incluindo procedimentos em ortopedia, ginecologia e dermatologia. Além disso, foram realizadas aproximadamente 900 consultas em diversas especialidades, como cardiologia e neurologia. Nos exames de imagem, foram atendidos 430 pacientes com ultrassonografias, tomografias e outros, além de 40 endoscopias.
Aumento na Produção Cirúrgica: A gerência alcançou um incremento significativo na produção de cirurgias propiciado pela contratação de Serviço de Anestesiologia, com destaque para a cirurgia de joelho e procedimentos otorrinolaringológicos realizados semanalmente.

3 - Expansão da capacidade de diagnóstico: Com a aquisição de novos equipamentos, como tomógrafos e aparelhos de biologia molecular houve aumento na oferta de exames.
Redefinição do modelo assistencial do HU por meio da otimização da capacidade instalada e da gestão de leitos hospitalares com o Projeto de Desospitalização, visando a diminuir a taxa de permanência hospitalar e aumentar o giro de leitos. Também garantirá assistência de qualidade hospitalar, ambulatorial e em domicílio, com a proposta de criação de três novos serviços assistenciais:

I. Programa de Atendimento Domiciliar com a adesão ao Programa “Melhor em Casa” do Ministério da Saúde, encaminhado aos Gestores Municipal e Estadual a intenção de habilitação deste serviço pelo HU;

II. Criação do Serviço de Hospital Dia, para atendimento especializado de forma ambulatorial aos pacientes que podem ser desospitalizados e que não se enquadram na assistência domiciliar;

III. Habilitação em Cuidados Paliativos: A equipe assistencial já iniciou a qualificação nesta temática, por meio da adesão ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com capacitação realizada pelo Hospital Sírio-Libanês.

Segundo o gerente, “Essa última iniciativa (eixo 3) já está em execução. Ao final deste processo de criação de serviços, mudará significativamente a oferta de leitos e serviços de média e alta complexidade prestados pelo HU. Além disso, redundará em um impacto social significativo com a efetivação de um programa público de assistência domiciliar no município do Rio Grande”.

Gerência de Ensino e Pesquisa

A gerente Marilice Magroski Gomes da Costa expôs as principais frentes de trabalho desenvolvidas na GEP. “A viabilização das atividades de ensino, extensão, pesquisa e inovação tecnológica em saúde foi desafiadora em vários momentos, especialmente, quando todas as atividades foram suspensas no período da enchente. A retomada ocorreu de forma gradual e requerendo, inclusive, readequação de espaços físicos para atender mudanças do calendário universitário e as necessidades de ensino e pesquisa da graduação e da pós-graduação”, explicou.

Dentre as ações realizadas estão:

Formação: A Gerência oportunizou 29 projetos de extensão e gerenciou estágios curriculares de diversos cursos da FURG e de outras instituições federais, totalizando 238 estágios realizados no HU-FURG. “A acolhida dos alunos ingressantes e residentes foi uma prioridade, garantindo uma integração eficaz”, disse Marilice.

Laboratório de Habilidades Clínicas (LaHCliM): Proporcionou experiências práticas a alunos, residentes e profissionais da saúde, com foco em metodologias inovadoras para o ensino, registrando mais de 1,4 mil participações em atividades práticas e simuladas.
Iniciação Científica e Tecnológica: A realização da 2ª Mostra de Produção Científica e 1ª Mostra de Iniciação Tecnológica encerraram os ciclos do PIC e do PIT de 2023. Esses programas foram mantidos em 2024, com a concessão de nove bolsas de Iniciação Científica e seis de Iniciação Tecnológica.

Pesquisa acadêmica e pesquisa clínica: Foram aprovados 72 novos estudos acadêmicos e registrados 138 pesquisadores ativos, além de projetos de anos anteriores em andamento. Além disso, dois projetos de pesquisa clínica estão sendo realizados por meio do PROADI-SUS, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, o TBPed e o VIGIASUS.

Inovação em Saúde: Está em andamento, em parceria com a startup Save Health, incubada na Inovattio, a incubadora de empresas da FURG, o teste de usabilidade do software SHescala. Além disso, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) desenvolveu três pareceres técnico-científicos e realizou o 1º Webinar em ATS, em parceria com os NATS dos hospitais do Rio Grande do Sul vinculados à Rede Ebserh.

 

 

Galeria

Alan Bastos/Ebserh