Na última quarta-feira, 3, a FURG sediou a conferência de abertura do 7º Encontro de Coordenadores de Curso de Ciências do Mar, evento que se estendeu ao longo da semana. A ação reuniu representantes de instituições de todo o país para discutir avanços, desafios e perspectivas na formação superior da área, contando com a organização do Instituto de Oceanografia (IO); da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM); do Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar/Marinha do Brasil); e do Ministério da Educação (MEC).
FURG suspende expediente presencial em seus campi nesta terça, 9, e quarta, 10
FURG divulga editais dos processos seletivos Próprio e para Educação do Campo
FURG define expediente durante o período de festas de fim de ano
Durante a sua fala, a reitora saudou e agradeceu a presença de todos, destacando as profícuas parcerias institucionais entre a Universidade e os órgãos ali representados. “Este é um momento muito importante, oportunidade em que os coordenadores dos cursos da área se reúnem para debater e avançar em importantes questões que irão pautar a formação de diversos profissionais daqui para frente. Somos a Universidade que tem o primeiro curso na área de Oceanologia, o que nos traz um compromisso institucional relevante, ligado à nossa vocação”, pontua Suzane.
Recentemente, a FURG foi uma das primeiras instituições a pensar e oferecer ações voltadas à implementação da política de Cultura Oceânica nas Escolas, por meio do Currículo Azul, com a oferta de um curso a distância gratuito na área de Cultura Oceânica e Sustentabilidade para educadores. A iniciativa faz parte de uma agenda nacional para integrar ao currículo escolar brasileiro o tema da educação sobre os oceanos. Em abril de 2025, o Brasil foi signatário de um documento para regular essa prática, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão torna o país pioneiro e protagonista no cenário internacional.
Ao longo dos três dias de programação foram realizadas palestras e workshops para celebrar a cooperação, o conhecimento e o compromisso com a formação de profissionais capazes de aprofundar o entendimento sobre o ambiente marinho e costeiro.
De acordo com o Krug, a ação é um reflexo dos esforços de uma série de entidades e pessoas que vêm desenvolvendo iniciativas para melhorar a qualificação do corpo docente, ampliar o intercâmbio discente e docente, melhorar a infraestrutura dos cursos de graduação e programas de pós-graduação, apurar a qualidade dos periódicos, ampliar a oferta de material didático, atualizar as matrizes curriculares, apoiar a experiência embarcada, facilitar a inserção dos egressos no mercado de trabalho e incentivar a cultura oceânica, dentro do contexto acadêmico das ciências do mar no país.
Em sua fala, o organizador do evento destacou que, ainda que o assunto seja tratado com frequência em reuniões virtuais, encontros presenciais se tornam mais produtivos e frutíferos pela possibilidade de trocas. “Nós esperamos nessa oportunidade que consigamos atualizar o diagnóstico dessas modalidades de formação em ciências do mar e projetar aquelas ações que são necessárias para superar as dificuldades que temos encontrado. É também o momento ideal para aproveitarmos as oportunidades de inserção dos nossos egressos no mercado de trabalho. Expresso aqui minha alegria ao retomarmos essa iniciativa que tem trazido tantos benefícios para a formação nesse domínio do conhecimento”, reforçou o professor.
Na oportunidade, tanto Brum quanto Cruz destacaram a importância das relações das suas representações com a FURG, destacando que o trabalho conjunto entre as instituições públicas e sociais são os motores do desenvolvimento nacional.
Na tarde daquele mesmo dia, autoridades convidadas evento puderam participar de uma saída da embarcação Ciências do Mar I, laboratório flutuante que a FURG coordena junto ao MEC e que tem como objetivo auxiliar na formação de oceanólogos da região sul do país. Confira algumas fotos a seguir.