Com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos à saúde e estimular o pensamento crítico entre os jovens, a FURG – campus Santo Antônio da Patrulha realizou uma oficina educativa voltada para estudantes do Ensino Médio. A atividade, intitulada “Cigarros Eletrônicos em Jogo: Saberes, Escolhas e Consequências”, foi promovida por acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, dentro da disciplina Oficinas de Ciências Exatas II.
Estudante de 73 anos defende trabalho de conclusão de curso na segunda-feira
FURG e Faurg inauguram mais um banco vermelho na unidade Carreiros
Abordando direitos humanos e emergência climática, FURG recebe Fórum Internacional da AUGM
A iniciativa surgiu diante da crescente preocupação com o aumento do uso de cigarros eletrônicos entre jovens. Para além do alerta sobre os prejuízos causados por esses dispositivos, a atividade buscou desenvolver conceitos de Química em uma abordagem interdisciplinar, que conecta ciência, saúde e cidadania.
Mariana conta que o jogo consistiu em uma etapa sobre mitos e verdades, além de um momento de disputa no tabuleiro. Ela afirma que muitos ficaram surpresos com descobertas, como sobre a proibição do uso de cigarros eletrônicos, que está em vigor desde 2009 no Brasil.
A oficina integra as ações de extensão do curso de Licenciatura em Ciências Exatas e faz parte da proposta curricular da disciplina, que trabalha a relação entre planejamento pedagógico, recursos didáticos, currículo e estratégias de ensino. A atividade também contribuiu para a formação dos futuros professores, ao oferecer uma experiência prática de ensino contextualizado e engajado.
De acordo com a professora Luisa, os alunos saíram da oficina muito empolgados com a faculdade e com a atividade, fazendo novas descobertas, importantes para as suas vidas e de colegas.