Com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos à saúde e estimular o pensamento crítico entre os jovens, a FURG – campus Santo Antônio da Patrulha realizou uma oficina educativa voltada para estudantes do Ensino Médio. A atividade, intitulada “Cigarros Eletrônicos em Jogo: Saberes, Escolhas e Consequências”, foi promovida por acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, dentro da disciplina Oficinas de Ciências Exatas II.
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Kata Consultoria Júnior apresenta resultados e reforça parceria com direção do campus FURG‑SAP
A iniciativa surgiu diante da crescente preocupação com o aumento do uso de cigarros eletrônicos entre jovens. Para além do alerta sobre os prejuízos causados por esses dispositivos, a atividade buscou desenvolver conceitos de Química em uma abordagem interdisciplinar, que conecta ciência, saúde e cidadania.
Mariana conta que o jogo consistiu em uma etapa sobre mitos e verdades, além de um momento de disputa no tabuleiro. Ela afirma que muitos ficaram surpresos com descobertas, como sobre a proibição do uso de cigarros eletrônicos, que está em vigor desde 2009 no Brasil.
A oficina integra as ações de extensão do curso de Licenciatura em Ciências Exatas e faz parte da proposta curricular da disciplina, que trabalha a relação entre planejamento pedagógico, recursos didáticos, currículo e estratégias de ensino. A atividade também contribuiu para a formação dos futuros professores, ao oferecer uma experiência prática de ensino contextualizado e engajado.
De acordo com a professora Luisa, os alunos saíram da oficina muito empolgados com a faculdade e com a atividade, fazendo novas descobertas, importantes para as suas vidas e de colegas.