Protagonismo feminino

FURG SAP convida comunidade a conhecer o projeto Mulheres na Pesca Artesanal

proposta tem um caráter multidisciplinar e conta com uma equipe composta por professores, técnicos e bolsistas.

O campus FURG SAP está convidando a comunidade a conhecer o projeto Mulheres na Pesca Artesanal. O projeto é desenvolvido pela universidade, Ministério da Pesca e Aquicultura e EMATER, e conta com a colaboração das unidades familiares pesqueiras e os agentes sanitários municipais.

Notícias Relacionadas
Conforme a professora Lenise Guimarães Oliveira, que coordena o projeto, Mulheres na Pesca Artesanal tem o intuito de promover o protagonismo feminino na pesca artesanal, por meio da capacitação, regularização e valorização.

“Nosso objetivo é garantir autonomia econômica, sustentabilidade e reconhecimento para quem faz a diferença no litoral do RS”, explica Lenise.

Ela conta que o propósito é construir, junto com as pescadoras, soluções que não apenas atendam às exigências sanitárias e legais, mas que também sejam adequadas à realidade do trabalho que elas desenvolvem. Isso inclui desde cursos de boas práticas de fabricação, análises físico-químicas e microbiológicas do pescado, desenvolvimento de novos produtos, até capacitações na gestão administrativa e na divulgação dos produtos,

Lenise explica ainda que a proposta tem um caráter multidisciplinar e conta com uma equipe composta por professores, técnicos e quatro bolsistas, incluindo os nomes de Márcia Kurz, Márcia Silveira, Meritaine Rocha, Fernanda Pagnussat, Kessiane Moraes, Francine Antelo, Itiara Veiga, Cristina Benincá, Cristiane Simões e Liandra Caldasso.

Para saber mais sobre o projeto, a comunidade a conhecer o projeto, acompanhado as redes sociais do campus FURG, @furgsap e também nos sites furg.br e sap.furg.br