MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FURG receberá avaliadores do MEC para processo de recredenciamento em abril

Ação consiste em um período detalhado de análise de documentos e visitas a salas de aula e laboratórios

Consistindo na renovação do ato administrativo de credenciamento da universidade junto ao Ministério da Educação (MEC), o recredenciamento é uma das atividades mais importantes para o funcionamento regular de uma Instituição de Ensino Superior Federal no Brasil. A FURG vem passando por este processo desde o início do ano, que culminará nos dias 26, 27 e 28 de abril, quando receberá a visita in loco de avaliadores em seus campi.

Notícias Relacionadas
De acordo com o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Nery, no início de 2023, a FURG finalizou o preenchimento do formulário eletrônico que é o documento base do processo avaliativo. Posteriormente, a universidade começou a se organizar para receber a visita, em formato virtual, de avaliadores do INEP.

Durante a visita, avaliadores do MEC revisam uma série de documentos e estatutos, plano de desenvolvimento institucional, além da realização de diversas visitas aos laboratórios, salas de aula, biblioteca e espaços de convivência oferecidos pela universidade, bem como reuniões com grupos de docentes, técnicos-administrativos em educação e estudantes. O processo é necessário para que seja garantida a continuidade das atividades da instituição.

De acordo com o reitor, Danilo Giroldo, este é um importante momento para a instituição, pois é a ocasião em que a universidade comprova o seu importante papel social e os mecanismos que coloca à disposição da comunidade para atingir o objetivo de formar pessoas e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. “Este é um dos processos mais importantes de 2023 para instituição; é fundamental que possamos mostrar aos avaliadores toda a nossa capacidade para que possamos receber uma avaliação justa, e só vamos conseguir isso se nós tivermos a plena mobilização dos estudantes, técnicos e professores, evidenciando a plena qualidade e capacidade em ensino, pesquisa e extensão que a universidade é capaz de produzir”, explicou o gestor.

Ao fim das avaliações, considerando a aptidão da instituição, é dada uma nota de 1 a 5, sendo estas respectivamente a menor e a maior pontuação possível. Em 2011, a FURG passou pelo processo de recredenciamento, obtendo nota 3.

De acordo com Nery, a primeira etapa deste processo minucioso de avaliação já foi realizada, momento no qual a universidade descreveu todas as suas atividades preenchendo formulários específicos. “A etapa atual consiste em apresentar todos os documentos comprobatórios de suas atividades que ficarão disponíveis para os avaliadores”, detalhou.

Ainda segundo Nery, a ocasião é de grande importância, e por isso exige a mobilização de sua comunidade administrativa e acadêmica, para que a instituição possa demonstrar a excelência intrínseca às atividades diárias da rotina universitária. “É por meio dessas avaliações que a FURG poderá obter uma melhor avaliação; e para que isso aconteça é necessário o engajamento e comprometimento de todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas, bem como dos seus servidores e discentes na disponibilização dos documentos comprobatórios”, completou o diretor.

Giroldo reforça o comentário do diretor, destacando a importância do engajamento da comunidade acadêmica para que a instituição seja propriamente avaliada. “Há uma equipe muito dedicada trabalhando ao longo de todo o processo, captando dados, checando arquivos e atualizando informações. Toda essa equipe envolve muitos trabalhadores de todas as unidades acadêmicas e administrativas, liderados pela Diretoria de Avaliação Institucional, no entanto, é igualmente essencial que professores, técnicos e estudantes estejam igualmente engajados durante o período avaliativo”, concluiu o reitor.