COMEMORAÇÃO

FURG recebe visita de egressos da antiga Escola de Engenharia Industrial

Turma celebra os 50 anos de formatura de uma das primeiras turmas de engenharia da FURG

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na última sexta-feira, 25, a FURG recebeu a visita de uma turma de engenheiros das primeiras turmas de formandos da antiga Escola de Engenharia Industrial, curso de graduação dos primórdios da instituição. A ação foi alusiva à celebração dos 50 anos de formatura dos engenheiros e contou, também, com uma recepção no Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume), visitação guiada ao campus Carreiros, bate-papo com o reitor Danilo Giroldo, homenagens e o plantio de um bosque no interior do campus.

Notícias Relacionadas
A comitiva de aproximadamente 50 pessoas envolvendo os egressos e alguns familiares chegou no campus Carreiros por volta das 11h; logo em seguida, José Alfredo Knorr e José Luis Fonseca da Silva Filho participaram de uma edição especial do programa FM Café – com reprise disponível aqui -, para contar um pouco sobre a história do grupo que habitualmente se reúne de dez em dez anos.

No início da tarde, a turma se dirigiu ao Nume para uma conversa com o reitor Danilo Giroldo. Na oportunidade, o gestor aproveitou para apresentar um breve panorama da instituição, suas atividades e a sua cultura institucional. “A FURG é uma instituição que transformou sua história em cultura institucional. As pessoas que chegam aqui se alinham a essa cultura e passam a integrar isso em suas atividades profissionais e acadêmicas. O próprio logotipo da universidade demonstra isso, nele estão representadas as diferentes iniciativas de educação superior que se formavam na década de 50 em Rio Grande, convergindo em um sólido ‘U’, simbolizando a universidade expandindo-se e crescendo pensando sempre no futuro”, explicou o gestor.

Ainda segundo o reitor, quando o gabinete foi informado sobre a visita do grupo, foi feita toda uma adaptação e alteração de agendas para possibilitar a presença da gestão em pelo menos uma parte da passagem da turma pela FURG. “A gente se preparou para estar com vocês porque prezamos pela memória da instituição, por aqueles que estiveram aqui antes de nós, e, também, pela responsabilidade enorme que temos em manter este legado”, comentou Giroldo.

Na ocasião, os visitantes aproveitaram para fazer algumas perguntas ao reitor em um bate-papo sobre o contexto atual da universidade, o cenário orçamentário desafiador e algumas questões como a evasão e a modernização do ensino superior. Em seguida, a turma foi conduzida por um passeio guiado pelo campus até a Escola de Engenharia, espaço no qual presenciaram a nomeação oficial do Laboratório de Sistemas Térmicos, que recebeu o nome da professora aposentada Sônia Magalhães dos Santos – graduada pela FURG em 1972.

Durante a homenagem, estiveram presentes professores da Escola de Engenharia, além do diretor e vice-diretor da unidade, Cezar Augusto Burkert Bastos e Milton Luiz Paiva de Lima; e o coordenador do laboratório, Cláudio Rodrigues Olinto.

Ainda em visitação guiada, o grupo foi conduzido às instalações da Escola de Química e Alimentos (EQA), onde pôde conhecer mais sobre a infraestrutura e modernização do ambiente acadêmico ao longo dos anos. No sábado, 26, a turma realizou o plantio de um bosque, próximo ao lago Polegar, localizado ao lado da Casa do Estudante.

 

Galeria

Turma celebra os 50 anos de formatura de uma das primeiras turmas de engenharia da FURG

Hiago Reisdoerfer/Secom