HISTÓRIA

FURG realiza primeira reunião da Comissão da Verdade na instituição

Encontro aconteceu no Gabinete do Reitor e serviu para debater as ações futuras do grupo

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na tarde desta terça-feira, 19, a Comissão da Verdade da FURG realizou a sua primeira reunião oficial após a instalação do grupo – instituída por meio da portaria nº 77, de 6 de dezembro de 2023. O encontro marcou o início dos trabalhos da equipe, que, agora, passará por uma etapa de organização interna para dar sequência aos planejamentos debatidos na oportunidade.

Notícias Relacionadas
De acordo com o documento de criação da comissão, o grupo tem a finalidade de examinar e identificar graves violações de direitos humanos praticadas durante a ditadura cívico-militar - que vigorou no Brasil entre 31 de março de 1964 a 15 de março de 1985 -, contra docentes, técnicos-administrativos em educação e discentes da universidade.

Atualmente, a Comissão da Verdade da FURG é composta pelos servidores: Guilherme Estima Giacobbo, na qualidade de presidente; Cristiano Engelke (Aprofurg); Daniel Prado (Proexc/Reitoria); Elisa Girotti Celmer (Fadir); Gustavo Borba (Aprofurg); Jean Guilherme Florentino Corrales (Aptafurg); Maria de Lourdes Fonseca Lose (Aptafurg); e Simone Grohs Freire (Caid/Reitoria).

“Enquanto universidade, abordamos este tema em diferentes oportunidades, zelando pela memória e, principalmente, atuando por meio de ações institucionais para a manutenção dos direitos humanos plenos e pela dignidade e bem-estar social, ainda feridos pelas violências cometidas durante o período da ditadura. Entendemos a grande importância de institucionalizar esse processo, o que agora acontece por meio da Comissão da Verdade, processo este que precisa ser conduzido com muita responsabilidade, especialmente por meio da construção de políticas para tornar o trabalho perene”, destacou o reitor Danilo Giroldo.

Cabe a Comissão, também, a elaboração de relatórios que contenham os resultados e recomendações oriundas do trabalho realizado; sugerir a revisão de medidas realizadas pela universidade, no âmbito de memória e verdade, bem como capitanear ações de reparação a exemplo de restituição de cargos de servidor e a rematrícula de discentes expulsos; além de sugerir a demarcação e preservação de locais de memória nos campi da instituição.

De acordo com o presidente da Comissão, a reunião marca o início oficial dos trabalhos do grupo. “Inicialmente, a Comissão nasce, portanto, para realizar uma investigação documental nos registros da universidade para identificar elementos relacionados à violação dos direitos humanos. Futuramente, no avançar do trabalho, é responsabilidade da Comissão nortear e recomendar uma mudança de postura no registro de memória da própria FURG, alinhada com o princípio democrático, com o entendimento de Direitos Humanos, e ao pacto de São José da Costa Rica, do qual o Brasil é signatário”, pontuou Giacobbo.

A próxima reunião de trabalho deverá conter em sua pauta a definição de um cronograma de investigação e levantamento de documentos, na finalidade de produzir um relatório que embasará as ações da comissão no ano de 2024.

Portaria de criação da Comissão da Verdade da FURG

Nominata da Comissão da Verdade da FURG

 

 

 

Galeria

Encontro aconteceu no Gabinete do Reitor e serviu para debater as ações futuras do grupo

Hiago Reisdoerfer/Secom