Ações

FURG realiza atividades para celebrar mês da Consciência Negra

Programação se estende durante todo mês de novembro

Em 10 de novembro de 2011 foi instituído oficialmente pela legislação que no dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra e do Zumbi dos Palmares. A data faz referência à morte de Zumbi, que era o líder do Quilombo dos Palmares. O representante foi morto por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

Notícias Relacionadas
Para buscar dialogar mais sobre as questões enfrentadas pelos negros e homenagear nomes da cultura, a FURG está promovendo uma série de ações institucionais para proporcionar o debate das temáticas e tudo que envolve esta data.

De acordo com vice-reitor da FURG – e reitor em exercício –, Renato Duro, é preciso reconhecer e afirmar que a escravidão e a exploração do povo negro no Brasil imprimiram marcas profundas na sociedade brasileira, possíveis de serem vistas até os dias de hoje, estabelecendo desigualdades socioeconômicas, exclusão e violência. “Atualmente uma universidade pública e gratuita precisa ir além da inclusão, ela precisa ser antirracista. Por isso, é fundamental produzir reflexão crítica e defender as políticas e ações afirmativas”, declara.

Segundo a coordenadora da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), Elisa Celmer, a pauta das relações étnico-raciais é um tema sempre relevante de ser tratado pela universidade, considerando o espaço educacional que deve ser propulsor de mudanças sociais. “Na FURG, a temática ganha destaque em novembro pelo mês da consciência negra, mas é tratada cotidianamente nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, por estudantes, professores, técnico-administrativos e movimentos sociais, além de ter atenção constante das unidades administrativas e da gestão”, destaca.

SIB
O Sistema de Bibliotecas (SIB) promoveu nos dias 9, 10 e 11 de novembro a Jornada Literária com a temática “Nós por nós: literatura negra por vozes negras”. O projeto foi iniciado a partir de um grupo de pesquisa de acadêmicos que trabalham com a temática afro - feminina negra em estudos literários. A atividade buscou repensar padrões conservadores na literatura e condições de existências subalternas negras literárias, desnaturalizando a fala das pessoas não negras.

Nos três dias de oficina foram discutidas obras de autores negros como Maria Helena Vargas da Silveira (2002), Carolina Maria de Jesus (2014), Ana dos Santos (2016), Sónia Soltuane (2016), Lilian Rocha (2016), Conceição Evaristo (2017), Djamila Ribeiro (2018), Lubi Prates (2019) e as produções literárias autênticas de acadêmicos do blog do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Pedagógicos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) (2021).

ILA
O Instituto de Letras e Artes (ILA) promove o projeto “Ensino de Português e Literatura: perspectivas afro-brasileiras para além da sala de aula” que consiste num curso virtual de formação continuada para professores da rede de Educação Básica do município de Rio Grande. A proposta, que está em andamento, terá um total de 12 semanas, com carga horária de dez horas semanais, entre setembro e dezembro de 2021.

O objetivo principal da atividade é ofertar um aparato teórico-prático dos conteúdos de Literatura e Língua Portuguesa que auxilie os professores no trabalho com elementos histórico-culturais afro-brasileiros, a partir de um olhar da sala de aula (virtual e presencial) como um espaço político, de debates, acolhimento e respeito. O curso é ministrado por um grupo de estagiárias do ILA, e conta com aulas síncronas e assíncronas, respeitando o isolamento social e o calendário emergencial da FURG.

As estagiárias que ministram o curso são: Amanda Ramos Reguffe, Carolina Constantino Menezes e Tamires Pereira da Rosa. Os professores orientadores da ação são Adriana de Oliveira Gibbon e Rodrigo da Rosa Pereira. O projeto encontra-se registrado junto à Pró-reitoria de Extensão.

Caid
A Comissão de heteroidentificação e a Caid, em parceria com Coordenação de Formação Continuada da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) organizaram um curso intitulado “Heteroidentificação, Inclusão e Diversidade: porquê, para quê e para quem?”, voltado a capacitação dos membros da comunidade universitária para atuarem nas bancas de verificação da autodeclaração étnico-racial dos candidatos e das candidatas cotistas.

A proposta do curso tem como objetivo formar servidores e alunos como agentes multiplicadores de uma educação antirracista na FURG, bem como formar agentes fortalecedores das políticas afirmativas, quando participantes das comissões de heteroidentificação em suas unidades. O curso tem início em 29 de novembro.

A atividade será dividida em módulos. A live inaugural será realizada na próxima terça-feira, 23, às 18h30, no canal do Youtube da FURG, com a participação dos professores Arilson dos Santos Gomes (UNILAB) e Derocina Alves Campos Sosa (FURG). As inscrições para a ação podem ser realizadas até 26 de dezembro, no site da Progep.

Neabi
O Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indífena (Neabi) promoveu de 08 a 12 de novembro o “Seminário Internacional 10 anos de Neabi na FURG” com palestras e rodas de conversa sobre assuntos que envolvem a população negra dentro da universidade, referente a produções científicas, direitos, experiências em marchas, história, etc.

No dia 30, das 14h às 17h e das 19h às 21h, o Neabi realiza o IV Fórum Novembro Negro. A atividade contará com palestras para debate, homenagem ao marinheiro Marcílio Dias e apresentação de trabalhos. Os interessados em submeter produções devem preencher o formulário até segunda-feira, 22.

DAC
Na quarta-feira, 24, às 20h30, no canal do Youtube da Diretoria de Arte e Cultura (DAC), acontecerá o Simpósio de Cultura: Ações em Diálogo com a Cultura Negra, a abertura da atividade inicia com a ação Espaço Conversa com o convidado Kako Xavier - Os tambores e a Cultura Negra.

Kako Xavier é um artista gaúcho, que se apresenta como cantor e compositor, pesquisador e oficineiro, produtor cultural e apresentador. Comemora seus 28 anos de carreira, preparando seu novo álbum “A Raiz dos Tambores”. O artista tem cinco álbuns gravados e um DVD.

Praça Negra
O evento Praça Negra acontece nesta sexta-feira, 19, das 14h às 19h no Largo Dr. Pio, sendo uma ação coletiva que conta com o apoio da FURG e engloba desfile de roupas, oficinas, rodas de conversa e exposições culturais. A atividade terá quatro projetos da universidade que compõem sua programação: o Varal fotográfico Corpas Invisíveis, Lojas Africanas - territórios de afeto, Caminhos Negros e Kilombo Literário.

Rodas de Estudo
O projeto cultural Kilombo Literário, que é registrado junto à DAC vinculado ao Campus São Lourenço do Sul, está promovendo Rodas de Estudo Interdisciplinar sobre racismo, antirracismo e branquitude. Os encontros serão realizados quinzenalmente, nas sextas-feiras, das 14h às 15h30, acontecendo virtualmente de 26 de novembro de 2021 a 18 de fevereiro de 2022. As inscrições para a atividade já estão esgotadas.