SAÚDE

FURG promove capacitação de docentes em primeiros-socorros nas escolas do Rio Grande

Projeto de extensão instrui professores da rede municipal sobre como agir em situações de emergência

Desde 2023, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio da Liga Acadêmica de Medicina de Emergência (Lame-FURG) e da IFMSA-FURG (International Federation of Medical Students' Associations), vem desenvolvendo um importante projeto de extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande. O objetivo do projeto é capacitar os professores da rede pública municipal sobre como agir em situações de emergência de baixa e média complexidade dentro do ambiente escolar.

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O projeto de capacitação, intitulado “Capacitação de docentes sobre primeiros-socorros”, envolve acadêmicos de Medicina e Enfermagem da FURG, que vão até as escolas públicas do Rio Grande para ministrar aulas práticas e teóricas. Durante essas atividades, os docentes recebem instruções sobre como proceder em casos de engasgos, ataques de pânico, convulsões, traumas oculares, picadas de aranha, entre outras situações de emergência que podem ocorrer nas escolas. O foco principal é o protagonismo dos professores dentro da sala de aula e sua responsabilidade diante dos alunos, em especial quando há a necessidade de uma intervenção rápida até que o atendimento profissional especializado seja acionado.

Desde o início do projeto, 344 profissionais da rede municipal já foram capacitados, com a participação de 15 escolas. Com a grande adesão da comunidade escolar, o projeto segue com grande sucesso e, em 2025, mais de 20 escolas já solicitaram a capacitação.

A iniciativa tem se mostrado essencial, principalmente pelo contexto das escolas públicas, onde o ambiente escolar pode ser propício a acidentes e situações inesperadas que exigem conhecimentos básicos de primeiros-socorros. A atuação de professores treinados e preparados pode fazer toda a diferença no sucesso do atendimento e no bem-estar dos alunos.

Uma cartilha para professores
Para complementar as atividades do projeto, foi elaborada a cartilha "Emergência Dentro das Escolas", uma obra desenvolvida por alunos de Medicina e Enfermagem da FURG. A cartilha surgiu como uma demanda dos próprios docentes atendidos pelo projeto, que buscavam um material prático e de fácil consulta para emergências no ambiente escolar.

A obra aborda temas como os primeiros-socorros em situações de engasgos, crises de pânico, convulsões e outros tipos de acidentes comuns nas escolas. Os tópicos foram escolhidos com base na sua prevalência, além de um diálogo constante com os educadores durante as capacitações. É importante destacar que a cartilha foi criada para ser uma ferramenta de auxílio e não substitui treinamentos especializados, nem os cuidados de profissionais da saúde.

Segundo os autores, a cartilha visa proporcionar uma base de conhecimento rápido e acessível para os docentes, reforçando os aprendizados adquiridos durante as aulas do projeto de extensão. Além disso, a expectativa é que o material se torne um recurso importante no cotidiano das escolas, auxiliando professores na resposta a situações de emergência.

Próximos passos
Com o sucesso contínuo do projeto, novas escolas têm demonstrado interesse em receber a capacitação, e a expectativa é de que o número de docentes capacitados continue a crescer, beneficiando mais educadores e, consequentemente, mais alunos.

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