MOBILIDADE ACADÊMICA

FURG participou de evento online para o lançamento de novo convênio de mobilidade

Programa Promover – Ifes permite que estudantes realizem disciplinas de outras instituições pela internet; edital já está disponível

Nesta sexta-feira, 29, o reitor da FURG, Danilo Giroldo, esteve – de forma virtual – ao lado dos reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal do Maranhã (UFMA) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para apresentar o Programa de Mobilidade Virtual em Rede das Instituições Federais de Ensino Superior (Promever – Ifes). A transmissão aconteceu no período da manhã, e marca o lançamento do convênio firmado pelas quatro instituições. O edital para participar do programa já está disponível e se encontra ao fim desta matéria.

Notícias Relacionadas

Qual o objetivo do convênio?

Em meio ao cenário instalado pela pandemia e pelas medidas de isolamento social e combate a aglomerações, muitas ações acadêmicas exploraram o ambiente virtual para que as atividades de ensino pudessem ser retomadas. Nesta mesma linha, pensou-se uma maneira de possibilitar a estudantes e professores uma alternativa de mobilidade em ambiente virtual. As quatro instituições, agora conveniadas, podem enviar ou receber estudantes para cursar disciplinas e, ou, componentes curriculares presentes nos cursos de graduação de suas universidades.

Do evento

Para comemorar o lançamento do convênio e para explicar a proposta em mais detalhes, as instituições realizaram uma transmissão ao vivo, pelo canal da UFG no Youtube. Estiveram presentes, compondo a mesa virtual do evento, os reitores Edward Madureira, da UFG; Natalino Salgado Filho, da UFMA; Danilo Giroldo, da FURG; e Joana Guimarães, da UFSB; além das pró-reitoras de graduação Isabel Ibarra (UFMA) e Jaqueline Civardi (UFG).

Na oportunidade, Danilo expressou sua satisfação em participar do evento. “É um sonho antigo que fosse possível integrar a rede de instituições federais de ensino superior para dar esses passos importantes na mobilidade. Essa modalidade é de extrema relevância para o ambiente acadêmico; traz um grande acréscimo para a qualidade do ensino”, frisou.

Para o reitor, a universidade não promove apenas formação acadêmica puramente, mas, sim, potencializa a formação acadêmica por meio do seu contexto, o qual, por sua vez, é permeado pela convivência política, cultural e humanitária, vivências essas que são ainda mais potencializadas pela mobilidade e pela interação entre estudantes de diferentes contextos e ambientes universitários.

“O programa tem um extremo potencial. Em um curto espaço de tempo, não tenho dúvidas de que ele vai crescer com a adesão de mais universidades, mais cursos e mais professores participando e contribuindo ativamente das atividades. Na FURG, são dez cursos oferecendo mais de 200 vagas, em 68 disciplinas disponíveis na universidade”, pontuou Danilo.

Ao todo, somando a oferta das quatro instituições, são 340 disciplinas ofertando vagas para a mobilidade. Na FURG, o edital já está disponível, com inscrições até 3 de fevereiro; confira a seguir.

Edital