REPRESENTAÇÃO

FURG participou da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira

Reitor Danilo Giroldo esteve em Brasília na última terça-feira, 4, para participar da agenda

Na última terça-feira, 4, no Plenário 1 da Câmara dos Deputados, em Brasília, foi realizado o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira. A iniciativa reúne parlamentares de diferentes partidos com o objetivo de promover ações e discussões acerca do desenvolvimento e fortalecimento da indústria naval no Brasil, e é presidida pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer. Na ocasião, em função de sua vocação e do histórico de trabalho e envolvimento com o setor, a FURG esteve representada na figura do seu reitor, Danilo Giroldo; e sua pró-reitora de graduação, Sibele Martins.

Notícias Relacionadas
“Estamos muito felizes em fazer parte deste momento; a indústria naval é extremamente estratégica e o Brasil necessita dela. Me manifesto em nome das Instituições Federais de Ensino Superior, que se encontram preparadas para esse momento, seja na formação e qualificação de trabalhadores ou no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação por meio dos seus centros de pesquisa, inovação e parques tecnológicos”, explicou o reitor em sua fala durante a cerimônia de lançamento.

Ainda segundo Giroldo, o passado não aceita a narrativa construída de ineficiência e fracasso da indústria naval no Brasil, “Se hoje o país produz a quantidade de petróleo que produz, é porque lá atrás, homens e mulheres de grande valor construíram as plataformas de extração. Essa história de entrega, de qualidade e de desenvolvimento caracterizam o sucesso que a indústria teve no passado”, completou o reitor.

De acordo com a organização da frente, a indústria naval, além de desempenhar um papel estratégico na economia direta do país, também é parte importante da geração de novos empregos e do fortalecimento do setor. A criação da Frente tem o objetivo de propor e apoiar iniciativas publicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e expansão do setor industrial brasileiro, fortalecendo, também, a produção de ciência, inovação e tecnologia.

“Por fim, espero que possamos construir um marco legal robusto, que proteja o povo brasileiro de solavancos irresponsáveis, pois é o povo brasileiro que merece uma indústria competente, que a gente sabe que pode entregar”, concluiu Giroldo.