Nesta terça-feira, 10, diferentes universidades participam de um projeto de dimensão internacional e multidisciplinar, visando colaborar com cientistas que atuam na França, Alemanha e Suécia. Serão trinta dias de missão oceanográfica a bordo do navio de pesquisa francês Marion Dufresne. A equipe da FURG está representada pelo professor Luiz Frederico Rodrigues da Escola de Química e Alimentos (EQA) e do Programa de Pós-Gradução em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA), pelo TAE Químico Jean Arias do Centro Integrado de Análises (CIA-FURG) e o mestrando do PPGQTA Lenon Ferreira.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
O envolvimento entre as instituições brasileiras reflete uma longa história de colaboração transatlântica entre pesquisadores que compartilham interesses comuns na compreensão do meio ambiente marinho e na história das mudanças naturais registradas nos sedimentos da margem continental brasileira e francesa (ou seja, margem da Guiana Francesa). Essa cooperação, desenvolvida ao longo dos últimos 15 anos, resultou em um trabalho colaborativo em torno dos materiais e dados coletados durante as campanhas anteriores, particularmente realizadas em águas brasileiras.
Esta intensa colaboração permitiu o surgimento de redes de pesquisa ativas em cada um dos dois principais temas científicos da campanha AMARYLLIS-AMAGAS: processos sedimentares e fluidos intersticiais e reconstruções paleoclimáticas. Para cada um desses temas, o projeto AMARYLLIS-AMAGAS visa fortalecer as redes de pesquisa existentes entre Brasil e Europa (resultantes de anos de colaboração) e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento de novas iniciativas de cooperação.
Para que a participação dos pesquisadores da FURG fosse possível, foram feitos diferentes esforços e colaborações internas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãocia (Propesp), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg), Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PGQTA), Centro Integrado de Análises (CIA-FURG/Propesp), Laboratório de Hidroquímica, do Instituto de Oceanografia. Laboratório de Eletroespectro Analítica (LEEA) e Laboratório de Análise de Contaminantes Orgânicos e Metais (Lacom), ambos da Escola de Química e Alimentos.