A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece em Luziânia (GO) entre os dias 5 e 10 de outubro, e nesta edição possui o tema Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática, conta com a parceria da FURG e a participação do estudante Riograndino Luan Quaresma Caseira, de 14 anos, que representa a Escola Municipal Sylvia Centeno Xavier, da Ilha dos Marinheiros.
CCMar realiza lançamento oficial do TransTech
2º Simpósio de Assistência ao Paciente Crítico qualifica profissionais do HU-FURG
3ª edição do Boletim Informativo da Ouvidoria já está disponível
Selecionado pelo projeto “Direito de ir e vir – Rap da ilha”, o jovem foi convidado a integrar o documentário nacional que está sendo produzido no contexto da conferência. Nessa produção, Luan conta os desafios climáticos que a cidade do Rio Grande enfrenta e, sobretudo, o quanto os jovens ilhéus do município podem contribuir com alternativas e estratégias mitigatórias para o enfrentamento dos eventos extremos que tornam o seu próprio território vulnerável frente às mudanças ambientais globais.
Contando sobre como foi ficar sem acesso à cidade devido às enchentes de 2024, que abalaram as estruturas da única ponte que existe no local, o estudante, junto com os colegas da escola, organizou um conjunto de iniciativas socioambientais que trouxe a arte como ferramenta crítica de reinvindicação por adaptações e melhorias que possam colaborar para que esse tipo de situação não ocorra novamente.
Nesta edição da conferência, a FURG é responsável pela oficina “Educomunicação: juventudes e jornalismo climático”, que é ministrada pelos egressos do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) Rachel Hidalgo Munhoz, Ramon Ribeiro Lucas, Felipe Nóbrega e, ainda, o videomaker Danilo Freire de Sá (Educom&Clima/USP). Estudantes do Brasil inteiro estão participando desse momento formativo, que consolida o PPGEA como referência nacional da Educomunicação Socioambiental.
Todo o processo pode ser acompanhado pelo canal de Instagram criado especialmente para essa atividade, e que possui o conteúdo produzido de forma educomunicativa com os jovens participantes da oficina.