MULTICAMPIA

Campus de Santo Antônio da Patrulha empossa nova gestão nesta terça-feira, 6

Chapa composta pelos professores Charles Guidotti, Guilherme Costa e Fernanda Peres administrará até 2029

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na tarde desta última terça-feira, 6, o campus de Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP) sediou a cerimônia de posse da sua nova direção. Durante o ato, estiveram presentes autoridades da instituição e do município para prestigiar a nova administração, composta pelos professores Charles Guidotti, Guilherme Costa e Fernanda Peres. O grupo conduzirá de 2026 a 2029.

Notícias Relacionadas
O termo de posse foi assinado pela reitora Suzane Gonçalves e pelo novo diretor, Charles Guidotti, que encabeçou a chapa vencedora do processo de consulta com 84,5% dos votos válidos. Na oportunidade, o professor destacou a importância de trabalhar em conjunto com os servidores e trabalhadores terceirizados do campus, uma vez que a missão da Universidade no município é fomentar uma formação crítica e qualificada para promover transformação social e contribuir para o desenvolvimento do território.

“Entendemos este campus como um espaço vivo, plural e em constante transformação, fruto da atuação cotidiana de uma comunidade formada por 72 docentes, 18 técnicos, cerca de 400 estudantes e 27 trabalhadores terceirizados. Pessoas comprometidas com o ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura. Esse compromisso também se evidencia na pós-graduação, por meio de dois programas constituídos, e, além disso, do trabalho de nossas pesquisadoras e pesquisadores que atuam vinculados a outros programas da Universidade, sediados em Rio Grande, assim ampliando redes, por meio de parcerias nacionais e internacionais, além de produzir conhecimento com impacto significativo no território”, destacou o novo diretor em sua fala.

Para a reitora, o campus FURG-SAP vive um novo momento em sua trajetória de mais de 16 anos de atividades, embora a relação entre a instituição e o município seja anterior a esse período. Segundo Suzane, a posse da nova direção do campus representa o compromisso com uma gestão baseada na escuta, na participação coletiva e na articulação com a administração da Universidade.

“Isso é muito importante, porque mostra o compromisso com o pertencimento e com este território. Aqui em Santo Antônio da Patrulha temos sim uma trajetória marcada por muitos desafios, como a consolidação desse espaço, a atração de mais estudantes, o preenchimento de mais vagas, e até mesmo o próprio orçamento, mas nada disso nos impediu de conquistar avanços significativos. Hoje, FURG-SAP é o maior entre os campi fora da sede, temos mais de 400 estudantes, dois programas de pós-graduação, e, também, temos uma forte parceria com o município, que nos permite avançar cada vez mais”, discursou a reitora.

Localizado em uma região que se destaca pelas atividades econômicas relacionadas à indústria alimentícia, metal-mecânica e ao agronegócio, o campus de Santo Antônio da Patrulha oferece cursos de graduação nas áreas de Engenharia Agroindustrial e Ciências Exatas, além de cursos de especialização e mestrado. Sua estrutura está dividida em duas unidades: Cidade Alta e Bom Princípio, e é composta por diversos laboratórios, biblioteca setorial, salas de aula, cantina, quadra esportiva e amplo estacionamento.

Ainda em sua fala, Guidotti apontou a universidade federal como uma das políticas públicas mais potentes que o Brasil construiu para promover justiça social, desenvolvimento e produção de conhecimento. “Ela não é apenas um espaço de formação profissional, é um lugar de oportunidade, de ciência, de extensão, de inovação e de futuro. Por isso, quando falamos em defender a educação superior, pública, gratuita e de qualidade, não estamos falando apenas de prédios, laboratórios ou salas de aula; estamos falando de pessoas, de trajetórias, de sonhos e de formação profissional que transforma e qualifica, com sensibilidade social e compromisso ético”, comentou.

Considerando suas colocações, o diretor ressaltou a necessidade de consternação em relação aos sucessivos cortes feitos no orçamento das universidades federais. “Cortes orçamentários não atingem apenas estruturas físicas, eles atingem diretamente a permanência estudantil, a assistência, a pesquisa, a extensão e os projetos com a comunidade. Eles atrasam pesquisas, interrompem ações, enfraquecem políticas de inclusão e, no limite, comprometem vidas e compromissos históricos com o desenvolvimento do nosso país. Defender o orçamento adequado para as universidades é garantir o desenvolvimento do conhecimento, a soberania científica e a capacidade do Brasil em enfrentar desafios reais, da educação básica às emergências climáticas, da saúde pública à inovação tecnológica, da cultura à redução das desigualdades”, manifestou Guidotti.

Também compondo a mesa de autoridades, o prefeito municipal, Rodrigo Massulo, destacou em sua fala a importância da parceria entre a cidade e a FURG, evidenciando que o campus de Santo Antônio da Patrulha é uma grande referência na região, tanto para a formação de profissionais quanto para o desenvolvimento social, cultural e econômico do município. Além de parabenizar a nova direção pela posse, Massulo também informou aos presentes que o ano inicia com boas notícias, já que em breve as obras para pavimentar o acesso ao campus terão início, melhorando a infraestrutura e trazendo qualidade de vida para toda a comunidade patrulhense da FURG.

Também participaram do ato o vice-reitor, Ednei Primel; o ex-diretor e a ex-vice-diretora de FURG-SAP, Antônio Valente e Darlene Webbler; o diretor de Administração e diretor-geral substituto do IFRS- campus Osório, Gleidson Flores; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Suzete Gross; o secretário Municipal de Saúde, Antônio Selistre; a coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio da Universidade Aberta do Brasil, Franciele Krumenauer; e o diretor da Escola de Engenharia, Luciano Biehl.

Antes de encerrar a cerimônia de posse, Suzane convidou os presentes a renovarem o seu compromisso com o campus, com base na premissa de que nenhum trabalho, especialmente o de gestão, se constrói de forma individual. “É no coletivo que a gente se fortalece; é na participação com a comunidade, por meio do diálogo permanente, que faremos a construção compartilhada de muitos projetos que estão por vir. O próximo período nos convoca a potencializar esse campus, consolidar suas ações acadêmicas, ampliar sua inserção social e fortalecer a sua identidade institucional. Isso implica pensarmos o seu desenvolvimento de forma integrada, respeitando as suas especificidades e o seu papel estratégico para a região”, concluiu a reitora.

 

Galeria

Chapa composta pelos professores Charles Guidotti, Guilherme Costa e Fernanda Peres administrará até 2029

Hiago Reisdoerfer/Secom