Na manhã desta quarta-feira, 22, o Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da FURG divulgou a 13ª edição do Boletim de Acompanhamento do Fenômeno Climático que atinge o Estado desde o início do mês. Na ocasião, o grupo informa sobre a instalação de um linígrafo na orla da cidade de São José do Norte, visando entregar o melhor resultado possível em termos de previsão e monitoramento do nível do estuário. O documento também apresenta mapas de impacto para o município.
O equipamento alimenta a equipe do comitê com dados sobre o nível da Lagoa dos Patos de trinta em trinta minutos. “O instrumento foi instalado na área do Corpo de Bombeiros e contou com a colaboração fundamental desta corporação. Dessa forma, os levantamentos geodésicos hoje permitem correlacionar os dados modelados, os dados medidos, e as cotas do terreno, disponíveis para a cidade”, detalha o Boletim, disponível ao final deste texto.
Informações atualizadas – São José do Norte
Portaria suspende atividades no campus Carreiros nesta sexta-feira, 6, a partir das 18h
Em Brasília, MEC reúne gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino
Estudantes do curso de Turismo e Eventos organizam a 2ª Conferência Municipal de Turismo de Santa Vitória do Palmar
Cabe ressaltar que o MDS foi validado por medidas obtidas com um Sistema de Navegação Global por Satélite – Posicionamento Cinemático em Tempo Real (GNSS – RTK sigla em inglês). Esse processo de validação contribui na qualidade da informação modelada em três dimensões, o que possibilitou estimar as áreas e profundidades da Inundação em São José do Norte.
É importante destacar, ainda, que as mudanças na direção e intensidade do vento podem alterar em alguns centímetros a ocorrência da inundação frente aos prognósticos apresentados no Boletim. Confira o documento - bem como as figuras e mapas de impacto - a seguir.
Boletim 13 - Comitê de Eventos Extremos