Na tarde desta segunda-feira, 15, a FURG instituiu o Comitê de Gestão em Saúde Mental, com o objetivo de acompanhar, planejar e intervir em questões relacionadas à saúde mental no contexto universitário. Embora já prevista a sua criação – com início dos trabalhos estimado para o primeiro semestre de 2026 – diante dos recentes acontecimentos e da necessidade de responder emergencialmente a um grande volume de demandas por esclarecimento e acolhimento, sua implementação foi antecipada.
Em portaria, FURG suspende aulas em todos os campi, de 15 a 19 de setembro
Inscrições para apresentações de trabalhos e propostas de oficinas encerram no dia 15
Pesquisadora da FURG publica descoberta inédita de tubarão alaranjado
A partir de uma perspectiva psicossocial, o grupo atuará no atendimento de demandas emergenciais, com ações voltadas para o treinamento de equipes em Primeiros Cuidados Psicológicos, acolhimento psicossocial, busca ativa e monitoramento de casos urgentes, além da orientação à comunidade universitária por meio da produção de materiais informativos e da promoção de rodas de conversa.
Até o momento, já foram realizadas duas capacitações em Primeiros Cuidados Psicológicos para grupos de trabalhadores da FURG, duas orientações para equipes gestoras e, em fase de finalização, a primeira edição de materiais informativos para a comunidade, abordando o manejo e a comunicação em situações de crise em saúde mental.
A gestão da FURG, juntamente com todo o corpo de trabalhadores que atuam direta ou indiretamente na área, está empenhada na construção de uma resposta ágil e efetiva para emergências em saúde mental.
Para o agendamento de rodas de conversa e orientações gerais sobre as ações do Comitê, solicitamos contato pelo e-mail: secaid.saudemental@furg.br.
Atendimentos psicossociais a estudantes devem seguir os protocolos de agendamento da Prae, disponíveis no site da Prae.
Atendimentos psicossociais a trabalhadores devem seguir os protocolos de agendamento da Progep, disponível aqui.