No ano de seu cinquentenário, a Universidade Federal do Rio Grande - FURG foi condecorada pela Marinha do Brasil com sua honraria máxima, a Medalha Mérito Tamandaré. Entre as instituições agraciadas, a FURG foi a única universidade. A indicação do Mérito à FURG foi proposta pelo do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
O evento contou também com a presença do Presidente e do Vice-presidente da República, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, Presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, entre outras autoridades.
A imposição das condecorações para as oito instituições agraciadas, sendo elas Academia Brasileira de Letras, Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, Comando Militar do Leste, Empresa Gerencial de Projetos Navais, Hospital Central da Aeronáutica e a Universidade Federal do Rio Grande, foi realizada pelo Presidente da República, acompanhado pelo Comandante da Marinha.
Para as instituições, a honraria foi imposta nas bandeiras. A da universidade foi conduzida pela Chefe de Gabinete Jacira Prado.
A reitora Cleuza Maria Sobral Dias disse estar honrada com a condecoração recebida à FURG. “Considerando as relações da universidade com a Marinha do Brasil, as duas instituições têm sido parceiras no desenvolvimento de pesquisas voltadas à Amazônia Azul. Temos projetos que estudam os recursos naturais e minerais neste sistema. Além disso, somos responsáveis pela Estação de Apoio Antártico (Esantar), onde a FURG atua com toda a logística de roupas e equipamentos para as expedições. Também somos pioneiros com a criação do primeiro curso de Oceanologia do Brasil e isso tudo nos aproxima enquanto instituições que têm funções diferentes, mas que se complementam com este olhar voltado para a Amazônia Azul, que é um espaço tão importante para o Brasil”, pontuou.
Criada pelo Decreto n° 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.