No ano de seu cinquentenário, a Universidade Federal do Rio Grande - FURG foi condecorada pela Marinha do Brasil com sua honraria máxima, a Medalha Mérito Tamandaré. Entre as instituições agraciadas, a FURG foi a única universidade. A indicação do Mérito à FURG foi proposta pelo do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.
Qual o sentimento de ser um profissional da educação?
Diretoria de Avaliação Institucional apresenta resultado de Pesquisa com Egressos
Progep realiza seminários de avaliação do Programa de Gestão e Teletrabalho junto a pró-reitorias, órgãos vinculados e unidades acadêmicas
O evento contou também com a presença do Presidente e do Vice-presidente da República, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, Presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, entre outras autoridades.
A imposição das condecorações para as oito instituições agraciadas, sendo elas Academia Brasileira de Letras, Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, Comando Militar do Leste, Empresa Gerencial de Projetos Navais, Hospital Central da Aeronáutica e a Universidade Federal do Rio Grande, foi realizada pelo Presidente da República, acompanhado pelo Comandante da Marinha.
Para as instituições, a honraria foi imposta nas bandeiras. A da universidade foi conduzida pela Chefe de Gabinete Jacira Prado.
A reitora Cleuza Maria Sobral Dias disse estar honrada com a condecoração recebida à FURG. “Considerando as relações da universidade com a Marinha do Brasil, as duas instituições têm sido parceiras no desenvolvimento de pesquisas voltadas à Amazônia Azul. Temos projetos que estudam os recursos naturais e minerais neste sistema. Além disso, somos responsáveis pela Estação de Apoio Antártico (Esantar), onde a FURG atua com toda a logística de roupas e equipamentos para as expedições. Também somos pioneiros com a criação do primeiro curso de Oceanologia do Brasil e isso tudo nos aproxima enquanto instituições que têm funções diferentes, mas que se complementam com este olhar voltado para a Amazônia Azul, que é um espaço tão importante para o Brasil”, pontuou.
Criada pelo Decreto n° 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.