SUS

FURG é contemplada no Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para discentes na área da saúde (AfirmaSUS)

Programa do Ministério da Saúde busca desenvolver ações de ensino, pesquisa, extensão no âmbito do Sistema Único de Saúde

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi contemplada no Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para discentes na área da saúde - AfirmaSUS, do Ministério da Saúde, para a execução do projeto "AfirmaSUS: Vozes da Equidade no Extremo Sul do Brasil (Rio Grande/RS)", por meio da Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Secaid). O projeto é de autoria da professora da Escola de Enfermagem (EEnf), drª. Paula Pereira de Figueiredo.

Notícias Relacionadas

O Programa AfirmaSUS tem como objetivo desenvolver ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura com recorte interseccional, intercultural e interprofissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da integração ensino-serviço-comunidade, e reorientação da formação de estudantes socialmente vulnerabilizados. Ao todo no país, foram selecionados 160 projetos.

O projeto "AfirmaSUS: Vozes da Equidade no Extremo Sul do Brasil (Rio Grande/RS)" tem como objetivo geral consolidar um processo formativo e interventivo que articule permanência estudantil, qualificação profissional e cidadã, e fortalecimento da rede local de saúde em Rio Grande/RS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade, da valorização de saberes tradicionais e populares, e da implementação de práticas de cuidado interprofissionais, inclusivas e interseccionais, contribuindo para a mitigação de barreiras de acesso, a humanização do SUS e a redução das iniquidades que afetam populações vulnerabilizadas, como negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência ou pessoas LGBTQIAPN+.


Grupo AfirmaSUS da FURG

O projeto será executado pelo Grupo AfirmaSUS da FURG, que será composto por um docente tutor, um docente co-tutor, um orientador de serviço, um preceptor, dez discentes de graduação bolsistas e cinco discentes de graduação voluntários. Esta equipe é composta prioritariamente por docentes, discentes e profissionais da saúde, mas há vagas para participantes de cursos de graduação de outras áreas da FURG.

Para acompanhar a implantação e desenvolvimento do projeto, foi instituída a Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do AfirmaSUS no âmbito da FURG, com representatividade e atribuições definidas pelo próprio Programa AfirmaSUS. Como primeira tarefa, a composição do Grupo AfirmaSUS da FURG, a CLAA definiu a indicação da autora do projeto à vaga de tutor.

Para o restante das vagas do Grupo AfirmaSUS da FURG, a Secaid lança nesta segunda-feira, 10, dois editais, um deles para discentes de graduação, com 10 vagas para bolsistas e 5 vagas para voluntários. O outro edital selecionará candidatos para as vagas de co-tutor (voluntário), orientador de serviço (bolsista) e preceptor (voluntário).

O Programa AFIRMASUS é de responsabilidade da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde - SGTES/MS, responsável pelas normativas gerais do Programa, bem como pelo custeio das bolsas. Na FURG, a execução do Porgrama estará vinculada à Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (SECAID), como órgão institucional responsável pela implementação e acompanhamento da execução do Projeto, junto com a CLAA.

As informações sobre vagas, requisitos, atribuições e inscrições, entre outras, estão detalhadas nos editais disponibilizados na página da Secaid, bem como o projeto "AfimaSUS: Vozes da Equidade no Extremo Sul do Brasil (Rio Grande/RS)".

Os documentos também estão disponíveis abaixo, junto às portarias da CLAA.

Portaria sobre a instituição da CLAA

Portaria de designação dos membros da CLAA

Edital discentes de graduação bolsistas e voluntários - Grupo AfirmaSUS

Edital co-tutor, orientador de serviços e preceptor - Grupo AfirmaSUS