A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi contemplada no Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para discentes na área da saúde - AfirmaSUS, do Ministério da Saúde, para a execução do projeto "AfirmaSUS: Vozes da Equidade no Extremo Sul do Brasil (Rio Grande/RS)", por meio da Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Secaid). O projeto é de autoria da professora da Escola de Enfermagem (EEnf), drª. Paula Pereira de Figueiredo.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
O Programa AfirmaSUS tem como objetivo desenvolver ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura com recorte interseccional, intercultural e interprofissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da integração ensino-serviço-comunidade, e reorientação da formação de estudantes socialmente vulnerabilizados. Ao todo no país, foram selecionados 160 projetos.
O projeto "AfirmaSUS: Vozes da Equidade no Extremo Sul do Brasil (Rio Grande/RS)" tem como objetivo geral consolidar um processo formativo e interventivo que articule permanência estudantil, qualificação profissional e cidadã, e fortalecimento da rede local de saúde em Rio Grande/RS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade, da valorização de saberes tradicionais e populares, e da implementação de práticas de cuidado interprofissionais, inclusivas e interseccionais, contribuindo para a mitigação de barreiras de acesso, a humanização do SUS e a redução das iniquidades que afetam populações vulnerabilizadas, como negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência ou pessoas LGBTQIAPN+.
Grupo AfirmaSUS da FURG
O projeto será executado pelo Grupo AfirmaSUS da FURG, que será composto por um docente tutor, um docente co-tutor, um orientador de serviço, um preceptor, dez discentes de graduação bolsistas e cinco discentes de graduação voluntários. Esta equipe é composta prioritariamente por docentes, discentes e profissionais da saúde, mas há vagas para participantes de cursos de graduação de outras áreas da FURG.
Para acompanhar a implantação e desenvolvimento do projeto, foi instituída a Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do AfirmaSUS no âmbito da FURG, com representatividade e atribuições definidas pelo próprio Programa AfirmaSUS. Como primeira tarefa, a composição do Grupo AfirmaSUS da FURG, a CLAA definiu a indicação da autora do projeto à vaga de tutor.
Para o restante das vagas do Grupo AfirmaSUS da FURG, a Secaid lança nesta segunda-feira, 10, dois editais, um deles para discentes de graduação, com 10 vagas para bolsistas e 5 vagas para voluntários. O outro edital selecionará candidatos para as vagas de co-tutor (voluntário), orientador de serviço (bolsista) e preceptor (voluntário).
O Programa AFIRMASUS é de responsabilidade da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde - SGTES/MS, responsável pelas normativas gerais do Programa, bem como pelo custeio das bolsas. Na FURG, a execução do Porgrama estará vinculada à Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (SECAID), como órgão institucional responsável pela implementação e acompanhamento da execução do Projeto, junto com a CLAA.
As informações sobre vagas, requisitos, atribuições e inscrições, entre outras, estão detalhadas nos editais disponibilizados na página da Secaid, bem como o projeto "AfimaSUS: Vozes da Equidade no Extremo Sul do Brasil (Rio Grande/RS)".
Os documentos também estão disponíveis abaixo, junto às portarias da CLAA.
Portaria sobre a instituição da CLAA
Portaria de designação dos membros da CLAA
Edital discentes de graduação bolsistas e voluntários - Grupo AfirmaSUS
Edital co-tutor, orientador de serviços e preceptor - Grupo AfirmaSUS