Triagem de donativos, estoque, rouparia, cadastro e atendimento de saúde aos desabrigados fazem parte das ações concentradas no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro do Extremo Sul (Cidec-Sul), localizado no Campus Carreiros da FURG, para atender as vítimas da enchente encaminhadas pela Prefeitura Municipal do Rio Grande. Para receber os desabrigados, os alojamentos foram montados junto ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) e no Pavilhão 4, com ambientes separados para homens e mulheres.
Cerimônia de Transmissão do Cargo de Reitor acontece nesta quarta, 15, no Cidec-sul
Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
FURG divulga resultado preliminar para vagas ociosas com ingresso em 2025/1
A estrutura montada na FURG, que conta com o apoio da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (FAURG), dispõe de cerca de 600 voluntários - entre estudantes, professores e técnicos administrativos - divididos em diversas comissões. Letícia Chaplin diz que tudo funciona como uma cooperativa, fazendo o acolhimento e recebendo doações de roupas e de alimentos. "Há também a rouparia, pois as pessoas chegam aqui geralmente molhadas. Lá elas trocam de roupa e seguem para o abrigo montado no Caic", acrescenta. De acordo com a diretora do Instituto de Educação (IE), Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, o Caic está recebendo no momento mais de 40 pessoas encaminhadas pela Prefeitura Municipal, entre as quais idosos e crianças.
Letícia Chaplin destaca também que a FURG ainda necessita de voluntários, principalmente para os turnos da noite e da madrugada no Cidec-Sul, pois a triagem da Prefeitura ocorre durante 24 horas. O mesmo vale para o Centeco para receber os animais que chegam a qualquer hora. No local, encontram-se 13 cães e cinco gatos que chegaram com seus tutores.
Refeições
A FURG reitera que mantém contato permanente com a Defesa Civil e com a Prefeitura Municipal, recebendo as demandas que chegam dessas entidades. Ainda destaca que os dois Restaurantes Universitários (RUs) do Campus Carreiros estão funcionando plenamente para garantir as refeições aos moradores das Casas dos Estudantes Universitários (CEUs), dos voluntários da FURG e da Prefeitura envolvidos e dos abrigados no Caic. As refeições menores (café da manhã e lanches) estão sendo garantidas por doações com apoio da Associação do Professores da FURG (Aprofurg), que também é parceira em outras ações. As doações de alimentos vêm da comunidade rio-grandina, padarias, supermercados e outras empresas locais, além da população em geral. A FURG informa que também está atenta ao que acontece no Campus São Lourenço do Sul e que os estudantes que residem na CEU e professores foram transferidos para locais mais seguros.
Doações do Paraná e Santa Catarina
Na noite de ontem, 20, chegou ao Cidec-Sul uma doação vinda do Paraná. Os itens que chegaram em uma carreta tipo bitrem, incluindo água, alimentos, roupas, toalhas e material de higiene e de limpeza, foram entregues pelo CEO da empresa Rocha Terminais Portuários e Logística, Gustavo Ota. Junto com as doações, vieram várias cartas escritas por crianças com mensagens de carinho e conforto aos desabrigados. O diretor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, André Lemes, agradeceu em nome da FURG a todos os funcionários da empresas Rocha, de Paranaguá (PR) e Cibra, de São Francisco do Sul (SC), "que se sensibilizaram com o sofrimento do povo gaúcho e nos enviaram essas doações. A cidade do Rio Grande agradece", afirmou.