A FURG, representada pelo reitor em exercício, Danilo Giroldo, assinou na tarde de segunda-feira, 8, um convênio com o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), para a oferta de pós-graduação Lato Sensu em Ciência de Dados, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), aos servidores do órgão.
Último dia de inscrições para Escola Regional de Redes de Computadores
Colégio eleitoral organizou listas tríplices para provimento dos cargos administrativos da Universidade
Divulgado segundo chamamento de aprovados no Processo Seletivo Simplificado 2024/2
O documento foi assinado na Superintendência da Receita Federal em Porto Alegre e prevê a oferta inicial de cinco turmas do Programa de Pós-graduação em Ciência de Dados. Com formação alinhada às necessidades dos Analistas-Tributários frente aos desafios da profissão, haverá entre 100 e 250 vagas nas seguintes cidades: Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Brasília (DF).
“Este curso contribui para o desenvolvimento de uma competência fundamental para o analista-tributário ou demais profissionais que lidam com grande volume de informação, combinado aos desafios de demandas futuras. De forma prática, o servidor terá formação para lidar com estes dados de forma mais fácil, assim como para resolver problemas de forma muito mais rápida, automatizada e precisa”, enfatizou o coordenador do PPG, Luciano Maciel Ribeiro.
O curso foi aprovado no Coepea em 26 de abril, conforme deliberação 031/2019. Com a assinatura do convênio, já é possível iniciar a divulgação do curso para os interessados, bem como definir os períodos para inscrições e início das atividades.
"A assinatura deste convênio representa a concretização de um intenso e rico período de discussões entre a FURG e os analistas-tributários da Receita Federal. Assim foi possível compreender com precisão a natureza da demanda apresentada em termos de capacitação e organizar um projeto plenamente adequado a essas necessidades. É um curso de especialização totalmente institucionalizado e que também reforça a cultura institucional da FURG no atendimento às demandas da sociedade, sejam elas provenientes de órgãos públicos ou instituições privadas", avaliou o professor Giroldo.
Estavam presentes na reunião o presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas; o superintendente Regional da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Lorenzi; a diretora do C3, Silvia Silva da Costa Botelho; e o coordenador do curso, Luciano Maciel Ribeiro.
O evento contou com a presença de representantes das regionais do Sindireceita, Gerônimo Sartori (Passo Fundo), Hugo Braga e Jefferson Farias (Rio Grande), Paulo Machado, Flavio Balestreri e Sérgio Castro (Porto Alegre), César Steimbruch (Jaguarão), Charles Brum e Carlos Schnor (Santa Maria), Valter Medeiros (Uruguaiana); André Fernandes (Minas Gerais); Renata Pontes e Renato Geremia, da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) da Receita Federal.
Mais informações sobre o curso podem ser conferidas no site, Facebook e Instagram.