Recentemente a Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) divulgou a assinatura de um convênio de cooperação institucional entre a Universidade e o Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT). O objetivo da parceria envolve a divulgação recíproca das atividades das entidades e eventos técnicos, além de fomentar temas de comum interesse, que possam se transformar em projetos de PD&I, capacitação de pessoal e consultorias técnicas, bem como estimular a publicação de artigos técnicos em conjunto decorrentes de atividades do acordo e, por fim, motivar a criação de novas empresas de cunho tecnológico.
Reitora da FURG visita prefeito de Santo Antônio da Patrulha e propõe ações integradas para o campus SAP
Últimos dias para envio de propostas de atividades culturais e literárias
Inep avalia Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado com Conceito "5"
Em razão do acordo, também fica previsto a disponibilização de corpo técnico-profissional de ambas as partes; realização de ações conjuntas, desenvolvimento de estudos e intercâmbio de informações, além da promoção de eventos, treinamentos e atividades de interesse mútuo; realização de pesquisas destinadas para o teste de produtos e serviços com utilização na malha dutoviária com inserção de atividades práticas para cursos pertinentes à área e, também, a realização de projetos que possam conceber novas tecnologias de operação, manutenção, inspeção e avaliação de integridade estrutural.
De acordo com a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho, a parceria é um importante movimento que a Universidade faz no sentido de expandir a sua área de contribuição com a comunidade externa. “Este convênio inclui a FURG como parceira do CTDUT no provimento de soluções tecnológicas para as atividades de transporte dutoviário em articulação com empresas e terceiro setor, contribuindo para a competitividade da indústria brasileira no setor e para a segurança dessa atividade em garantia da preservação do meio ambiente”, detalhou a professora.
Segundo o signatário do acordo por parte da FURG - e diretor da Escola de Engenharia (EE) - Luciano Biehl, em razão da atuação do CTDUT, que se destina à pesquisa e ao desenvolvimento de novas competências no setor, a FURG poderá colaborar com o fortalecimento direto da competitividade da indústria brasileira especializada em bens e serviços no transporte dutoviário de gás, petróleo e derivados. “Este acordo tem uma grande importância para a Universidade, e a intenção é fortalecer a parceria entre a FURG e o centro, por meio de projetos que envolvem temas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, capacitação pessoal, consultorias técnicas. Este certamente será um acordo de cooperação muito relevante para a nossa comunidade acadêmica", comentou o professor.
Sobre a CTDUT
Inaugurado em 2006, fruto de uma parceria entre Petrobras, Transpetro e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), O Centro Tecnológico destinado à área de dutos e terminais surgiu como um laboratório compartilhado para uso da comunidade dutoviária. Atualmente, o CTDUT consiste em uma associação de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, aberta à utilização por qualquer Empresa ou Instituição.
Para o diretor executivo do CTDUT, Byron Souza Filho, é com muita satisfação que o gestor enxerga o convênio entre as instituições. “Esta é uma parceria tecnológica que foi motivada por recentes trabalhos do centro no Rio Grande do Sul, em especial com a transportadora Sul Brasileira - uma operadora de dutos baseada em Porto Alegre, mas que atua também em Uruguaiana -, e mais especificamente na Refinaria de Petróleo Riograndense. A proximidade do CTDUT com a região também cresce com o grande potencial naval do município e a exploração de petróleo no offshore de Rio Grande. Com esse convênio vamos desenvolver e disponibilizar tecnologias para a indústria dutoviária como um todo", conclui.
O CTDUT conta com recursos do Fundo Setorial de Petróleo e Gás (CTPetro), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entre seus associados, o Centro atua em cooperação com empresas, universidades, instituições de ensino e pesquisa e organizações representativas da indústria.