DOCÊNCIA

FURG aprova segunda edição do Programa Residência Pedagógica

Universidade ficou em primeiro lugar no Rio Grande do Sul de acordo com resultado preliminar

Segundo os resultados preliminares do edital nº24/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a FURG aprovou pela segunda vez o Programa Residência Pedagógica (PRP).

Notícias Relacionadas
Entre as 22 universidades privadas, públicas e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul aprovadas a FURG está em primeiro lugar dentre as universidades públicas, de acordo com o resultado preliminar.

O Programa Residência Pedagógica faz parte da Capes, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógicas implementadas por Instituições de ensino superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

A edição do PRP-FURG /2022 prevê 18 meses de atividades de formação acadêmico-profissional na universidade em parceria com as escolas da educação básica vinculadas aos munícipios de Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Caraá.

As ações do projeto institucional, em seu conjunto, integram 4 subprojetos interdisciplinares e 5 subprojetos de área, com envolvimento de 14 cursos de licenciatura da FURG.

O resultado final está previsto para ser divulgado a partir do dia 5 de setembro. Quando divulgado, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) fará a abertura de edital interno para seleção de residentes bolsistas e voluntários.

Quem pode se inscrever

Podem participar estudantes dos cursos de licenciaturas vinculados a proposta, regularmente matriculados, que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estarem cursando a partir do 5º período, ter disponibilidade para participar das atividades do projeto; além de professores da rede pública de ensino para atuarem como professores preceptores. A previsão é de 135 cotas de bolsas para os residentes e 27 cotas para os professores preceptores.

O PRP FURG oportuniza a aproximação da universidade com a escola, inserindo os estudantes que estão em processo de formação no ambiente escolar e os colocando em contato direto com os professores preceptores que compartilham suas experiências e vivências da realidade escolar. Já para o professor preceptor é uma oportunidade de formação continuada promovida pela FURG.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.