INTEGRAÇÃO

FURG aprova regimento do Cius e indica representantes ao Consun

Durante o segundo encontro do conselho, Universidade e sociedade avançam em pautas importantes

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Nesta última quinta-feira, 7, aconteceu a segunda reunião do Conselho de Integração Universidade-Sociedade (Cius) da FURG, realizada no auditório da Unidade Saúde, em Rio Grande. Na oportunidade, participaram de forma presencial e remota diversos agentes da comunidade, que, em parceria com a gestão, aprovaram o regimento interno do grupo e indicaram dois representantes titulares e dois suplentes para integrar o Conselho Universitário (Consun).

Notícias Relacionadas
Previsto pelo regimento interno da FURG, o Cius é uma importante ferramenta de participação e escuta da comunidade, buscando uma atuação mais próxima dos desafios e realidades do território em que a instituição está inserida. A reunião deu seguimento aos debates previamente realizados durante o primeiro encontro do grupo, realizado em abril deste ano, ocasião em que a gestão retomou as atividades do Conselho, após um hiato de dez anos.

Em sua fala, a reitora Suzane Gonçalves destacou a importância do encontro, em especial pela aprovação do regimento interno do Cius, o que permite o início efetivo dos trabalhos.

“Esse conselho tem como vocação ser um elo permanente entre a Universidade e os diversos setores da sociedade, ampliando nossa capacidade de escuta, cooperação e atuação conjunta. Tanto a aprovação desse regimento quanto a indicação dos representantes são um passo fundamental para que possamos iniciar, de fato, os trabalhos do Cius, e, por fim, possamos avançar na garantia de que as vozes da comunidade estejam presentes nas discussões e decisões estratégicas da FURG”, destaca a reitora em sua fala.

Para o vice-reitor, Ednei Primel, o regimento aprovado representa o pontapé inicial deste momento, constituído por meio de um apanhado inicial de representações visando a pluralidade da comunidade. “Com o tempo, vamos nos aproximar cada vez mais da diversidade que compõe o nosso território, da mesma forma que as entidades que hoje não estão aqui vão se aproximar de nós. Com o avançar das pautas e a intensificação das reuniões, a representatividade dentro do Cius tende a se expandir naturalmente”, adicionou o gestor.

Em seguida, foi conduzida uma votação para eleger os representantes do Cius no Conselho Universitário. Foram indicados como titulares Fabiola Weikamp, representando a Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros do Rio Grande (ALGBT-RG); e Carlos Fernandes, representando a Câmara do Comércio, além de Érika Xavier, representando a Marcha Mundial das Mulheres, e Tony Baptista, representando o Centro de Navegação Transatlântico (Centronave), na condição de suplentes.

A indicação das representações para o Consun fortalece a integração institucional e assegura que as demandas, propostas e visões vindas da sociedade civil e debatidas no âmbito do Cius sejam incorporadas ao processo deliberativo de máxima instância da FURG.

 

Galeria

Durante o segundo encontro do conselho, Universidade e sociedade avançam em pautas importantes

Hiago Reisdoerfer/Secom